O constante uso do aplicativo para envio de mensagens,  WhatsApp, para aplicar golpes tem feito milhares de vítimas nos últimos meses. O novo golpe agora está utilizando o programa Bolsa Família para ludibriar a população. Agora, a mensagem promete um adicional de R$ 954 para beneficiários do programa social do governo.

Na mensagem, a pessoa recebe um link que dá prosseguimento a fraude, levando usuários do aplicativo a uma página que obriga a vítima a compartilhar o link malicioso com seus contatos e grupos. No final, o site malicioso oferece a instalação de aplicativos que podem deixar o aparelho celular vulnerável e com risco de novos ataques.

Foto: Reprodução/Psafe

Empresas de filtros de segurança informam que cerca de 600 mil pessoas acessaram o lino em menos de 24 horas. O golpe pode ter sido impulsionado pela notícia de um possível aumento no benefício do Bolsa Família em estudo pela equipe econômica do governo federal.

No golpe, a vítima precisa responder três questionamentos: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebe?”. As respostas não fazem diferença: no fim, a vítima deve encaminhar o golpe para dez amigos ou grupos antes de ter acesso ao “benefício”.