Ao longo destes 31 Anos de caminhada na qualidade de Consultor de Empresas, construímos inúmeros conhecimentos e muitas experiências.
Ao natural, as pessoas nos perguntam: Professor, qual é o maior problema que as empresas enfrentam?
Resposta simples e objetiva: GESTÃO.
AS EMPRESAS SÃO, NA REALIDADE, O REFLEXO DAS DECISÕES DE SEUS GESTORES.

Encontro de dois ou mais empresários

Quando dois ou mais empresários se encontram. Seja na rua, no banco, no Sindicato, no CIC, no restaurante, no Clube, na praia, etc… um pergunta ao outro: “Como vão os negócios”? “Até que vão mais ou menos, SE NÃO FOSSEM OS IMPOSTOS”. Os impostos e o Governo sempre levam a culpa de tudo.
Um terceiro empresário, um pouco mais lúcido, pergunta: Senhor quanto tempo faz, que você não lança um novo produto? Resposta: “Faz tanto tempo que nem lembro”. “Qual foi a última feira que você participou”? “Não participo de Feiras”. “Quantos clientes você visitou este Ano”? “Nenhum”. O negócio vai mais ou menos, a culpa é dos impostos.
Os impostos são iguais para todos. O ICMS é 18% para todas as empresas. Quem sonega está cometendo Crime Fiscal. Quem gera e não paga, um dia vai ter que acertar as contas com o Governo. Sempre custa muito caro. Além de pagar a parcela dos atrasados, têm os valores do mês. Consequência, o caixa fica apertado. Portanto, os impostos não são os culpados pela situação financeira de nossas empresas. A causa está na forma como gerimos as nossas atividades. Gestão.

Complexidade da gestão

O segmento mais complexo para fazer GESTÃO é o HOSPITALAR. Vejamos: 24 horas por dia, 365 dias por ano, envolvendo médicos, enfermeiros, anestesistas, laboratório de análises, UTI, centro cirúrgico, maternidade, exames, alimentação, higiene, farmácia, contratos, convênios, atendimento, manutenção, SUS, plano de saúde, equilíbrio financeiro, etc… Lida-se com a dor, com a emoção, com a vida e com a morte. Tão complexo, que existe faculdade, Pós Graduação e MBA em GESTÃO HOSPITALAR.
Em segundo plano, vem o setor de transportes. A Transportadora possui matriz em Bento Gonçalves e filiais em 5 Estados. São 6 dissídios coletivos diferentes. Dois tipos de cliente diferentes. O da coleta e o da entrega. No meio disto, a logística da distribuição e o transporte. Conferentes, carregadores, motoristas, auxiliares, manutenção, rodovias sem condições, seguros, segurança, avarias, roubos, prazos, combustíveis, greves, etc…
Na sequência o setor da educação. Prédios, laboratórios, salas de aula, professores, alunos, servidores, pais, legislação, etc…

Demais segmentos

Cada um com sua complexidade. O que vai fazer a diferença e o sucesso da empresa é a forma como são administradas. GESTÃO.

Gestores competentes

Avaliamos os GESTORES pela capacidade que possuem, para resolverem os problemas das empresas, com o lucro que proporcionam. Gestor que não gera lucro para a empresa que trabalha, precisa rever seus conceitos e suas decisões.

WhatsApp

Na opinião deste Consultor, o WhatsApp é a pior ferramenta de Gestão, que temos conhecimento. Individualista, autoritário, não permite ao interlocutor o contraponto. Fácil de ser esquecido, não lido, não respondido. Passei um WHATS. Não respondeu. Porém, fiz minha parte. Perceberam a ineficiência da ferramenta?

GESTÃO EFICAZ REPRESENTA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES.