A Miss Rio Grande do Sul, Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, foi eleita Miss Universo Brasil 2023. O evento, ocorrido na noite de sábado, 9 de julho, em São Paulo, recebeu representantes das 27 unidades federativas do país. Agora, a gaúcha, que já vinha se destacando nas etapas preliminares do concurso, se prepara para o Miss Universo, que será realizado em dezembro, em El Salvador. Além da coroa e faixa, a jovem também recebeu o prêmio de R$ 50 mil. 

O segundo lugar foi para a miss Miss Mato Grosso, Bárbara Reis, e a terceira colocação ficou com a Miss São Paulo, Vitória Brodt, que também é gaúcha mas defendeu o Estado do sudeste brasileiro.

Além do desfile final, as candidatas passaram por uma maratona de provas e testes durante seis dias. Os jurados da grande final de sábado foram a jornalista Mônica Salgado, a Miss Universo Brasil 2019 Júlia Horta, a international menager Sabrina Muller, a apresentadora Renata Kuerten, o dermatologista Fábio Rebuci, o médico vascular Gustavo Marcato, o diretor de passarela, Namie Wihby, o cirurgião plástico Gustavo Aquino, a Miss Universo 2011 Leila Lopes e o joalheiro Miguel Alcade. Além da beleza, eles avaliaram quesitos como inteligência, postura, simpatia, carisma, desenvoltura, fotogenia, passarela, oratória e objetividade em responder às perguntas.

Foto: Thiago Soares / Miss Universo RS / Divulgação