Operação logística partiu de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, com destino à Sant’Ana do Livramento, na região do Pampa

Um esquema especial de transporte poderá ser visto cruzando o Rio Grande do Sul nesta semana. Em uma ação conjunta, a Giordani Turismo e Marcopolo Rail realizam a logística de transporte do “VLT Prosper” que sai de Bento Gonçalves, da sede da empresa de turismo, e tem como destino final a Estação Férrea de Livramento, em Sant’Ana do Livramento.

São aproximadamente 730 quilômetros que serão percorridos entre os dias 4 e 5 de julho. Mais de 35 pessoas estão envolvidas diretamente na operação, que devido às grandes proporções da carga, utilizará duas carretas de cargas especiais, além de acompanhamento de equipe de segurança e batedores.

A primeira etapa do deslocamento aconteceu ainda na segunda-feira, 3, quando o comboio saiu de Bento e teve como destino o ‘Posto do Avião’, em Garibaldi, onde fez o pernoite.

Na terça-feira, 4, a logística seguiu com o trem passando pela região do Vale do Caí, BR-116 no sentido São Leopoldo/Capital, atravessando a ponte do Guaíba, em Porto Alegre, e seguindo na BR-116 em direção à Pelotas, onde fez novo pernoite.

Hoje, 5, o grupo parte de Pelotas pela BR-293, passando por cidades como Candiota, Bagé e Dom Pedrito, fazendo o último pernoite já próximo ao destino final.

Na manhã desta quinta-feira, 6, o comboio percorre o trecho final e entra na cidade de Sant’Ana do Livramento, até a Estação Férrea de Livramento, onde o ‘VLT Prosper’ permanecerá junto à área do Porto Seco.

Início da operação

O trem deve entrar em operação ainda em 2023 com o passeio denominado “Trem do Pampa”, que terá operação da Giordani Turismo, empresa que também é responsável pelo tradicional passeio “Maria Fumaça – Trem do Vinho”, na Serra Gaúcha.

O moderno veículo tem capacidade para 100 passageiros, vista panorâmica, assentos reclináveis, ar-condicionado e acessibilidade, e foi o primeiro modelo de veículo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail.

Fotos: Divulgação