O preço de venda do gás natural para as distribuidoras terá aumento de 39% a partir do dia 1º de maio. A informação foi confirmada pela Petrobras nesta segunda-feira, 5 de abril. De acordo com a estatal, a variação ocorre após a aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e a taxa de câmbio. Conforme a Petrobras, as atualizações dos preços dos contratos ocorrem a cada três meses.

Além da variação cambial, outro ponto que influencia os valores é a alta do Índice Geral de Preços (IGP-M). Entre março de 2020 a março desse ano, a alta é de 31%. “Apesar do aumento em maio, junho e julho, ao longo de 2020, os preços do gás natural às distribuidoras chegaram a ter redução acumulada de 35% em reais e de 48% em dólares, devido ao efeito da queda dos preços do petróleo no início do ano”, pondera a Petrobras.

De acordo com a empresa, o preço final do produto ao consumidor não engloba apenas o reajuste da venda, mas também outros fatores como impostos federais e estaduais, além das margens de lucro das distribuidoras.