A defesa do prefeito e vice afastados, Alex Carniel e Sérgio Chesini, ambos do Progressistas, ingressou com um recurso para tentar reverter a decisão de afastamento imediato dos cargos. Os chamados embargos de declaração foram protocolados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE_RS), ainda na sexta-feira, 26, pouco depois do tribunal publicar o acórdão que determinava a cassação dos mandatos. Quem assumiu o comando do município foi a atual presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Pedersetti, do partido do prefeito.

A decisão pelo afastamento ocorre após os desembargadores entenderem que Carniel e Chesini não poderiam permanecer no exercício de suas funções durante a análise dos recursos protocolados pela defesa dos políticos.

Agora, a expectativa está voltada para a possibilidade de suspensão do afastamento da dupla. A defesa ainda deve entrar com um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão.

No domingo, 28, uma caminhada em defesa de Carniel e Chesini foi realizada em Garibaldi. Com faixas e cartazes, o grupo pedia pela manutenção dos administradores. A manifestação reuniu apoiadores e terminou em frente a igreja matriz São Pedro.

Nas redes sociais, Carniel se manifestou na sexta-feira, 26, por meio de um vídeo, agradecendo os votos recebidos da população e listando as principais realizações da atual administração durante os 11 meses de mandato. Durante o vídeo, de aproximadamente sete minutos, o prefeito afastado disse que respeita a decisão da Justiça, mas que vai buscar o direito de ampla defesa em todos os tribunais necessários. “Uma decisão disputada nos levou para a cassação. Sempre respeitarei a Justiça, mas ela também garante o amplo direito de defesa, e é isso que eu e o Sérgio vamos buscar em todos os tribunais necessários. Porque, afinal, acreditamos na Justiça e na democracia”, disse.

Foto: Bruno Milan / Reprodução