A prefeitura de Garibaldi adquire 500 exames RT-PCR, mesmo tipo utilizado pelo LACEN-RS (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado), que traz resultados mais precisos e os diagnósticos mais rapidamente. Além desses, está prevista a aquisição de mais 3 mil testes.

A partir desta semana, os teste começam a ser aplicados. “Com a coleta da secreção nasal, este teste mostra se o vírus está circulando pelo corpo”, explica a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

Para agilizar os diagnósticos, o material coletado será enviado à Universidade Feevale, que deve fornecer o resultado entre 24 e 48 horas. A Feevale é credenciada ao Governo do Estado e os resultados são direcionados ao boletim da Secretaria Estadual da Saúde.

A coleta de material de pacientes com sintomas já iniciou no auditório do Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h, onde pessoas com sintomas gripais devem procurar atendimento em Garibaldi. O Centro de Atendimento dos Sintomas Gripais do município atende diariamente uma média de 50 pacientes, sendo que, parte deles vem apresentando sinais que preenchem critérios recomendados para coleta e investigação.

Testes rápidos

Além dos exames PCR, o município ainda conta com cerca de 360 testes rápidos recebidos do Estado e outros cerca de 500 serão adquiridos via Cisga, na metade deste mês. “A diferença destes testes é que eles analisam os anticorpos, ou seja, se o organismo já criou defesa contra o vírus, por isso só pode ser feito 14 dias depois de apresentar os sintomas”, explica Simone.

Os testes rápidos serão destinados a contatos de pessoas que já apresentaram resultado positivo para a doença e familiares de pacientes em isolamento domiciliar.

Foto: Ana Biondo, divulgação