Pelo menos três regiões do Rio Grande do Sul receberam avisos do Governo do Estado após piora nos indicadores da covid-19. Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Passo Fundo, receberam a notificação na noite de quarta-feira, 29, após reunião do Gabinete de Crise que coordena o sistema 3As de monitoramento.

A medida ocorre após leve aumento no número de casos e internações provocadas pela covid-19. Caso os número voltem a subir no próximo monitoramento, o governo pode emitir um novo aviso e, caso haja necessidade, um alerta.

Segundo o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que comandou a reunião, o Rio Grande do Sul segue avançando na vacinação e, por isso, os números da covid-19 seguem sob controle. Há expectativa de que nesta quinta-feira, 30, o governo apresente novos protocolos de flexibilização, permitindo a realização de atividades com público. “Já adianto que faremos flexibilizações de forma cautelosa e gradativa, como sempre, desde o início da pandemia, para avaliar os riscos e os impactos. Reforçamos, mais uma vez, a necessidade de todos cumprirem os protocolos e fazerem a sua parte, pois a pandemia ainda não acabou”, destaca.

Na Serra, redução de novos casos, mas aumento de mortes e hospitalizações

A macrorregião de Caxias do Sul não recebeu nenhum aviso do governo, no entanto, os números apresentados neste último boletim de monitoramento mostram que houve redução de 7,7% no índice de novos casos, porém, aumento nos óbitos e internações hospitalares provocadas pela covid-19.

No documento, houve aumento de 52,4% nas mortes, em comparação ao levantamento da semana passada e 94,1% nas internações hospitalares.

Até o momento, 192.420 pessoas já tiveram diagnóstico confirmado de covid-19 na região. Desse total, 3.290 pessoas não resistiram às complicações da doença. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região está em 55%. Dos 351 leitos existentes, 193 estão recebendo pacientes e 133 seguem livres.

A vacinação segue e, conforme os números da Secretaria Estadual da Saúde (SES), pelo menos 71,5% da população regional já está imunizada com pelo menos uma dose contra a covid-19. O levantamento mostra que 45,3% da população já está com o esquema vacinal completo. Isso quer dizer que a cada 10 pessoas, quatro estão completamente imunizadas contra a doença.

Segundo os dados, a região segue na 15ª colocação, quando se compara os índices de vacinação das 21 regiões do Estado, ficando a frente apenas das regiões de Guaíba, Canoas, Pelotas, Novo Hamburgo, Taquara e Bagé.