Presidente da equipe do Bento Gonçalves Futsal (BGF), Alcindo Somensi, conta que salários dos atletas e comissão técnica foram reduzidos em 50% para fazer frente às dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus, até a volta à normalidade

Com as atividades paralisadas desde 19 de março por causa do coronavírus, o Bento Gonçalves Futsal (BGF), fundado em 23 de março de 2009, aguarda pela liberação da Federação Gaúcha de Futsal e das autoridades para retomar os treinamentos visando a disputa da Série Ouro, reagendada para começar em agosto que vem, e a participação na Copa RS. De acordo com o presidente da agremiação, o empresário Alcindo Somensi, são duas as consequências negativas que resultam da paralisação.

Um dos pontos relacionados é o prejuízo financeiro já que quase a totalidade das empresas patrocinadoras optaram por cancelar contratos, ainda que temporariamente, para fazer frente à crise (não demitir colaboradores, pagar salários em dia e ter condições de retomar quando a situação permitir). O segundo aspecto negativo está ligado ao condicionamento dos atletas que, mesmo realizando exercícios físicos em casa, dificilmente mantêm a forma necessária para entrar em quadra. Sem contar o treinamento técnico e tático.

Mesmo com o quadro enfrentado desde o surgimento do coronavírus, o BGF não está operando “no vermelho”. O orçamento – salários, entre outros custos – estava na faixa dos R$ 50 mil antes da pandemia, valor que o presidente considera razoável. Agora o BGF se mantêm com as verbas obtidas por meio de programas públicos e tem a situação facilitada pelo acordo firmado entre a diretoria e os 16 jogadores, além dos cinco integrantes da comissão técnica, que reduziu pela metade os vencimentos mensais. “Quando retomarmos as atividades vamos voltar a pagar o salário integral, até porque queremos manter o elenco. Daqui a pouco vai acontecer o Gauchão Série Ouro e a Copa RS e não tem porquê dispensar jogador e ter que contratar logo depois”, diz Somensi.

O campeonato mais importante do futsal do Rio Grande do Sul, a Série Ouro, deveria iniciar no próximo mês, dia 27 de junho. Em razão da pandemia da Covid-19, o pontapé inicial foi reagendado para 15 de agosto. Mesmo assim, a data não é definitiva. “Isso vai depender, ainda, das autoridades da saúde, prefeitos e do governador do estado. Primeiro é preciso autorizar a retomada dos treinamentos físicos, técnicos e táticos. Depois, em torno de um mês ou 40 dias, já pode começar a competição”, explica.

O presidente lembra que no lugar da Série Ouro, antes prevista para iniciar em 27 de junho, a Federação Gaúcha de Futsal programou a realização da Copa RS. Conforme Alcindo Somensi, nem mesmo esta competição está garantida no calendário do futsal gaúcho.

Convite para a Liga Sul

Além da Série Ouro e Copa RS, o time do Bento Gonçalves Futsal tem convite da Federação Gaúcha para disputar a Liga Sul, evento que reúne equipes dos três estados do Sul do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “É uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão que estava inicialmente prevista para os primeiros dias de agosto. Agora vamos aguardar para ver o que vai acontecer”, destaca o presidente do clube.

Liga Nacional

Um dos objetivos da diretoria do BGF é fazer com que a equipe possa participar da Liga Nacional já no ano que vem ou a partir de 2022. “Este ano já seria muito bom para nós se não houvesse a pandemia, mesmo assim planejamos estar na Liga Nacional em breve”, revela.

Sempre na Série Ouro

Desde que o Bento Gonçalves Futsal foi fundado, em 2009, o time sempre disputou a Série Ouro, competição que reúne a elite do futsal do Rio Grande do Sul. Entretanto, não conseguiu chegar até agora ao lugar mais alto do pódium. “Esta é uma dificuldade para nós. É como comparar o Esportivo (de Bento) com o Internacional e Grêmio. Óbvio que a dupla da capital tem mais chance de disputar a final do Gauchão e chegar ao título”, explica.
Conforme o presidente, “o que acontece com a gente é que disputamos dentro de um grupo de elite que tem a Assoeva (Venâncio Aires), ACBF (Carlos Barbosa) e Atlântico (Erechim). As melhores colocações aconteceram em 2011 e 2012, quando o BGF estava no auge e conquistou o terceiro lugar da Série Ouro nos dois anos”.

Fotos: BGF / Divulgação