Se por um lado o mês de junho ficou marcado pelo aumento de assaltos a estabelecimentos comerciais, agosto de 2016 foi um mês de alta no número de furto de veículos. De acordo com informações do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) de Bento Gonçalves, o número de ocorrências do tipo registradas na cidade dobrou no comparativo com o mês de julho.

Entre os dias 1º e 31 de agosto, foram registrados 50 furtos de veículos, enquanto julho teve 25. Isso representa um aumento de 100% nesse tipo de crime. No mês de junho, que ficou marcado pelos altos índices de criminalidade, foram 33 casos.

Já o número de roubo de veículos, quando há o emprego de violência ou grave ameaça, cresceu em relação a julho, mas apresentou baixa se comparado ao mês de junho. Agosto registrou nove casos, contra sete em julho. Junho teve recorde de ocorrências do tipo em 2016: foram 12 casos em Bento.

De acordo com o capitão da Brigada Militar, Diego Caetano de Souza, os indicadores são sazonais e, por isso, crescem ou diminuem conforme alguns fatores. No caso de furtos e roubos, a avaliação é que determinados indivíduos, conhecidos por esses delitos, encontram-se em liberdade provisória ou progressão de regime. “Claro que não podemos imputar a eles, até porque esse tipo de delito está crescendo na região”, afirmou.

Segundo ele, a Brigada Militar atua em duas frentes para combater os índices de roubos e furtos de automóveis: o policiamento ostensivo e o serviço de inteligência, que monitora possíveis suspeitos e mapeia locais de maior incidência, por exemplo. Uma das dicas para evitar esse tipo de ocorrência é não deixar objetos a mostra dentro do veículo. “Temos muitas recuperações de automóveis, o que indica que às vezes foi levado para subtrair o que havia dentro”, finaliza.