De acordo com pesquisa divulgada pelo portal JusBrasil e realizada pela empresa multinacional de segurança na internet Symantec, 54 pessoas são vítimas de crimes virtuais por minuto no Brasil. O país é um dos que mais sofre com esse tipo de delito no mundo.

Hoje delegado titular na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Arthur Hermes Reguse atuava na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI) antes de vir para Bento Gonçalves.

Segundo ele, as formas de atuação para combater esse tipo de crime variam, sendo tanto por meio de registro de ocorrências quanto por investigações iniciadas pela Polícia. “Toda atividade no meio digital deixa rastros capazes de serem investigados, por meio de dados cadastrais da operadora de internet, IP (número de protocolo que serve como identificação de cada computador), entre outros”, explica.

De acordo com ele, os crimes mais comuns na região ainda são as compras indevidas com cartões de crédito, além de casos de crimes contra a honra, praticados por meio das redes sociais.

O delegado alerta também para uma prática bastante comum entre os criminosos, que são os sites falsos para aplicação de golpes. Por isso, é recomendado que se tenha bastante atenção na hora de clicar em qualquer tipo de link, especialmente quando direcionado de sites de buscas.

Essa prática, chamada de “pishing”, tem como objetivo “pescar” os dados do usuário, fornecido após ser induzido a erro por um site, email ou propagandas falsas. “Lembro de um caso em que o site era idêntico ao original, com os mesmos links, cores e botões. A única diferença era o endereço na barra de navegação. Por isso é preciso cuidado”, alerta Reguse.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 7 de setembro