Não importa se a atividade é benemerente, de cunho comunitário, técnico ou de representatividade internacional – o Parque de Eventos de Bento Gonçalves tem apostado na versatilidade de sua estrutura para atrair e sediar eventos dos mais diversos perfis. O sucesso desse direcionamento estratégico aparece na agenda de compromissos: são mais de 35 atividades programadas para 2018 (realizadas ou por ocorrer), consolidando um ano de casa cheia.

No primeiro semestre, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves recebeu promoções grandiosas, como a 28ª edição da maior feira multissetorial do país, a ExpoBento. A agenda teve apontamentos nacionais como a Transposul, e prevê, ainda para esse ano, eventos globais como a Wine South América – Feira Internacional do Vinho, em setembro, seguida pela realização da Avaliação Nacional de Vinhos. Outras atividades como palestras, jantares e shows complementam a grade.

Na rota dessas atrações, diferenciais como infraestrutura, praticidade e segurança despontam com destaque entre os motivos pelos quais o Parque é escolhido como cenário. Somado a isso está o compromisso – e preparação – para suprir as necessidades que um evento bem-sucedido demanda, independentemente de seu foco ou porte. O Parque de Eventos de Bento Gonçalves tem investido para atender todos esses quesitos e vai além: sua área territorial de 322.566 m² é comparada aos melhores centros do mundo pela estrutura. É, também, um dos maiores espaços cobertos e climatizados para eventos do continente, com 58 mil m².

Ali estão disponíveis facilidades como torre de telefonia, internet, cobertura wireless, heliponto, reservatórios de água, estacionamento asfaltado – permitindo um fluxo de 2.500 automóveis dentro do complexo, e três subestações – totalizando 10 mil kW de potência. Além disso, possui uma área coberta para embarque e desembarque, facilitando o acesso ao hall de entrada. No local, um restaurante com capacidade para três mil pessoas é sinônimo de praticidade para tornar a agenda de compromissos mais produtiva e as programações mais eficientes.

Essa estrutura tem ajudado Bento Gonçalves a se tornar palco de importantes eventos: o Parque abriga congressos, simpósios, feiras, jantares especiais, coquetéis de lançamento de produtos, casamentos, eventos esportivos, entre outros. Da mesma forma que é imponente para atividades de grande porte, tem o acolhimento necessário para demandas mais modestas. Um dos seis pavilhões pode ser transformado em auditório para duas mil pessoas; abrigar quatro salas para 450 convidados; ou, ainda, apresentar seis subdivisões para 220 lugares cada – e outras montagens similares, de acordo com a necessidade.

Dessa forma, o Parque de Eventos tem conseguido extrair o máximo do potencial de Bento Gonçalves enquanto destino para os mais variados eventos. “Temos o privilégio de contar com belezas naturais incomparáveis, uma cultura rica e fascinante, e uma hospitalidade nata que raramente se percebe em outras localidades. Com os investimentos certos em infraestrutura, temos colocado o Parque na rota dos grandes eventos e, consequentemente, nossa cidade no circuito global do turismo de negócios”, avalia o presidente da Fundaparque, Silvio Sandrin.