Foram mais de 70 ocorrências atendidas, sendo instalados mais de 320 metros de rede pluvial

Passado 60 dias do forte temporal que atingiu m Bento Gonçalves, em 2 de dezembro do ano passado, a Secretaria de Obras (SMVOP) já concluiu 70% das obras de recuperação dos estragos causados pela tormenta. Foram mais de 70 ocorrências entre transbordamento, alagamentos, deslizamento de terra, rompimento de tubulação e danos na pavimentação de ruas em diversos bairros registrados naquele dia. O trabalho está sendo realizado dentro do prazo do decreto de emergência, que tem validade de 180 dias.

Conforme o secretário da Pasta, Carlos Quadros, as obras que faltam ser finalizadas são de maior complexidade e necessitaram de projetos mais abrangentes para nos próximos dias serem licitados. “São obras maiores e que demandam mais recursos e equipamentos dos quais não dispomos, como, por exemplo, a recuperação de trechos de asfalto que foram bastante danificados”, informa Quadros.

Em janeiro foi concluído as obras de drenagem no Loteamento Zanetti, no Bairro Vila Nova, Eucaliptos, Santa Helena, São João, Maria Goretti e Fenavinho. Nesta semana encontram-se em execuções as obras nos Bairros Universitário e São Roque. “A finalidade é adotar soluções definitivas para esses pontos, evitando novos problemas”, destaca o Secretário.

Ao todo a Secretaria de Obras já instalou 320 metros de rede pluvial substituindo tubos antigos por maior diâmetro, instalando caixas de passagem e amortização ampliando o escoamento e a vazão d’água. Considerando a contratação de horas-máquina, caminhões, e a aquisição de materiais, a Prefeitura já investiu mais de R$ 800 mil nas obras de recuperação. A previsão é de que sejam aplicados mais de R$ 3 milhões nestas obras.

Fotos: SMVOP/Divulgação