Serviço prestado pela Secretaria Municipal da Saúde objetiva a recuperação de pacientes com sequelas pulmonares ou problemas de locomoção em consequência da doença provocada pelo coronavírus

A fisioterapia tem papel fundamental tanto no início do tratamento da Covid-19 quanto na recuperação do paciente. Em virtude disso, desde o início de setembro, com objetivo de reabilitar pessoas que foram acometidas pela Covid-19, e prevenir outras doenças, a Secretaria da Saúde iniciou a busca ativa dos pacientes para reabilitação cardiopulmonar.

Em Bento Gonçalves, o serviço prestado pelo Setor de Fisioterapia, da Secretaria Municipal da Saúde, conta com quatro fisioterapeutas especializados que realizam o atendimento no Complexo Hospitalar de Saúde, no bairro Botafogo. 

Até quarta-feira, 23, um total de 342 procedimentos foram realizados, sendo 173 para pacientes confirmados e suspeitos da Covid-19. Outros 39 foram de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, com 14 pacientes em acompanhamento e reabilitação por sequelas da doença. O serviço também abrange quatro pacientes do Programa Melhor em casa. 

Mario Ernesto Lencina Rodrigues, 37 anos, é um dos atendidos. Ele permaneceu em Unidade de Tratamento Intensivo por 11 dias, com a Covid-19. Teve comprometimento pulmonar estimado em 50% com necessidade de intubação e ventilação mecânica. Após a alta hospitalar, segue em atendimento pela equipe.

O secretário de Saúde, Gilberto Junior, diz que esse “é um trabalho muito importante com estes pacientes acometidos pela Covid-19. Atuando na recuperação pulmonar ou da dificuldade de locomoção após longos períodos de internação, estamos tendo excelentes resultados. Ver a evolução do Mario nos motiva e dá certeza de estar fazendo a diferença para estas pessoas”, destaca.

Mário, foto acima, é um dos pacientes em tratamento no setor de fisioterapia da SMS

Com informações da Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: SMS/Setor de Fisioterapia