Ação que integra a segunda fase da Operação Volta às Aulas.

Dezenas de veículos foram vistoriados durante fiscalização realizada no município de Bento Gonçalves entre a segunda e terça-feira, 9 e 10 de março. A ação contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e a Guarda Civil Municipal (GCM) que realizaram fiscalizações em veículos e condutores envolvidos no transporte escolar. As ações fazem parte da segunda fase da Operação Volta às Aulas desenvolvida em todo território nacional.

A Operação Volta às Aulas tem como objetivo específico a fiscalização dos veículos de transporte de escolares em todo o território nacional, visando garantir a incolumidade pública, reduzir a violência no trânsito e minimizar os riscos de acidentes.

Durante a primeira fase da operação foram realizadas reuniões de conscientização e orientação, em que foram apresentadas exigências para a prestação do serviço com segurança e em observância às normas de trânsito, essencial para um retorno às atividades escolares e um ano letivo seguro.

Até o fechamento desta matéria, a PRF não havia informado a quantidade de autuações efetuadas em Bento Gonçalves

Operação no Rio Grande do Sul

Durante os dois dias da realização da operação no Rio Grande do Sul foram flagradas diversas irregularidades, como veículos sem condições de segurança e condutores não habilitados para realizar esse tipo de transporte. No total, foram fiscalizados 354 veículos, sendo lavrados 230 autos de infração. Ainda, foram removidos nove veículos escolares ao depósito por apresentarem risco ao trânsito e não terem sido regularizados no local, além de cinco condutores flagrados com irregularidades na habilitação para conduzir veículos escolares.

Foto: PRF / Divulgação