A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu, nesta sexta, 8 de junho, boletim que alerta para chuvas fortes no domingo, 10, e na segunda-feira, 11. Uma área de baixa pressão atmosférica, formada entre o Paraguai, a Argentina e o oeste gaúcho avança, trazendo chuvas no início do domingo de forma isolada em vários pontos, com destaque para as regiões Central e Leste. Estão previstas pancadas mais fortes em Porto Alegre e no Litoral Norte. Entre domingo e segunda-feira as precipitações se intensificam na Região da Campanha. “Espera-se chuvas que podem ocorrer com forte intensidade, descargas elétricas, rajadas de vento e risco para queda de granizo”, informa o boletim.
No sábado, 9 de junho, o dia deve começar com tempo seco e frio intenso pela manhã. Porto Alegre tem previsão de amanhecer com 7ºC. O sol permanece entre nuvens e terá risco de geadas em pontos isolados. À tarde, as temperaturas devem subir e à noite parte do estado já pode se preparar para a chegada da chuva. “Com a proximidade da frente, aumenta a umidade durante a madrugada, com risco de chuva na fronteira com o Uruguai e em algumas partes da Região Norte”, diz o meteorologista da Sala de Situação, Fernando Lopes.
Frio na noite de sexta
Apesar das temperaturas mais quentes dos últimos dias e da previsão de chuva para os próximos, na sexta-feira o tempo segue firme. A Sala de Situação chama a atenção para noite fria com 11ºC em Capão da Canoa, no Litoral Norte, 8ºC em Caxias do Sul, na Serra, e 4ºC em Uruguaiana, na Fronteira. “Essa massa de ar seco, que está presente no estado, favorece o resfriamento do solo durante a noite, intensificando ainda mais o frio. Chamamos isso de resfriamento noturno. O que acaba deixando as temperaturas baixas”, explica Lopes.
Fonte: Maurício Tomedi/ Ascom Sema