Nesta noite o Grêmio dá seu primeiro passo em direção ao terceiro título da Libertadores da América, diante do Lanús. Com a possibilidade de vencer seu primeiro título internacional após a mudança para a Arena Porto Alegrense, o Tricolor encara os Argentinos em casa. Repetir o feito de 1983 e 1995 – e de seus respectivos líderes em campo – significa colocar o Grêmio como um dos brasileiros com mais conquistas do continental – empatado com Santos e São Paulo.

Dia 7 de dezembro será comemorado um ano de aniversário da conquista gremista da Copa do Brasil. O título significou o fim da seca de triunfos de grande expressão do Tricolor Gaúcho. E antes que a conquista possa ser comemorada, o Grêmio já se aproxima de uma nova conquista. Dessa vez, da América.

O sonho de vencer pela terceira vez a Copa Libertadores aproxima-se e já passa a ser visualizado como uma realidade pelos torcedores. O primeiro confronto da decisão será nesta noite, na Arena do Grêmio. Superar o Lanús nas finais do continental significaria o tricampeonato da competição. Em 2007, o Grêmio bateu na trave: fora derrotado pelo Boca Juniors na decisão. Antes do segundo título, em 1984, o Grêmio também ficou com o vice-campeonato ao perder para o argentino Independiente, de Avellaneda, o intitulado Rei de Copas – alcunha também utilizada pelo Grêmio após a conquista da Copa do Brasil do ano passado.

Para evitar um terceiro vice-campeonato e voltar a pintar a América com as três cores símbolos de um dos maiores e mais tradicionais clubes da América do Sul, o Grêmio conta com o que há de melhor para colocar em campo. Exceções aos jogadores que há algum tempo são desfalques, como meio-campista Douglas e o volante Maicon.

Renato Portaluppi alinhará o que acredita ser o melhor time, embora não estejam confirmados dois nomes: Fernandinho e Jaílson ainda podem ceder seus lugares a Michel e Everton. Além da escalação ideal à disposição, o Tricolor conta com o apoio de seu torcedor. Mais de 55 mil adeptos são esperados no moderno estádio localizado na capital gaúcha.

História e atualidade do adversário

O Club Atlético Lanús tem 102 anos e localiza-se na província de Buenos Aires. Equipe relativamente pequena – se comparada aos tradicionais Boca Juniors e River Plate, por exemplo -, voltou a vencer um torneio internacional em 2013, quando conquistou a Copa Sul-Americana daquele ano.

Desde então, o time cresceu e passou a fazer boas campanhas no futebol argentino. Em 2016, venceu o Campeonato Argentino e a Supercopa Argentina. Por conta dos resultados, garantiu vaga na Libertadores da América de 2017.

Nesta edição do torneio internacional, o Lanús conseguiu a liderança geral da primeira fase do certame – situação garantida por conta da punição à Chapecoense, cuja escalação de um atleta irregular resultou na perda de pontos. Na sequência, a equipe eliminou o The Strongest, e os também argentinos San Lorenzo e River Plate, garantindo a vaga para a decisão contra o Grêmio.

Desde a confirmação da participação na final, o técnico do Lanús, Jorge Almirón, passou a utilizar apenas a equipe reserva. Desde o confronto contra o River Plate, em 31 de outubro, os titulares apenas treinaram – passaram-se 22 dias. Para o jogo desta noite, às 21h45min, o Lanús conta com o retorno do experiente centroavante José Sand. Aos 37 anos, o artilheiro e sua dupla de ataque, Lautaro Acosta, representam o perigo para o Grêmio – a dupla anotou 11 gols nesta Libertadores.

Para repetir o passado

 

 


Serviço:

Grêmio x Lanús – Primeiro jogo da final da Libertadores da América

Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez, Jailson (Michel), Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.

Lanús: Andrada; José Gómez, Guerreño, Braghieri e Maxi Velázquez; Marcone, Pasquini, Román Martínez, Alejandro Silva e Lautaro Acosta; José Sand. TécnicoJorge Almirón

Arbitragem: Júlio Bascuñan (CHI); auxiliares: Carlos Astroza (CHI) e Christian Schiemann (CHI); VAR:  Jesús Valenzuela (VEN), Roddy Zambrano (EQU) e Christian Lescano (EQU);

Local e horário: Arena do Grêmio, Porto Alegre. Hoje, às 21h45min.


Foto da capa: Lucas Uebel, Reprodução.