O Bento Gonçalves Snakes terminou suas atividades relativas ao futebol americano após o encerramento da participação na Liga Nacional de 2017. Agora, a movimentação segue fora de campo com a seletiva que buscará novos integrantes para a formação das equipes. E neste try-out, uma novidade: haverá procura por atletas para equipe infantil e feminina da modalidade de flag football.

Mais uma vez o Snakes fará o processo seletivo para a formação de seus elencos. As ações do clube foram ampliadas, o que torna a seletiva mais abrangente em público e modalidades. O que não se altera, é a equipe principal full-pads (com equipamentos). Atletas com mais de 16 anos poderão fazer esta seletiva, entretanto, os aprovados tendem a integrar a Equipe Intermediária.

De acordo com o presidente do Snakes, Rodolfo Pizzi, entrar na equipe de formação é fundamental para que os novos atletas se familiarizem com a mecânica de jogo e tenham mais espaço para a prática. “A Intermediária é o caminho necessário para acessar ao time principal. Trabalhamos fundamentos básicos, como técnica de tackles, recepção de bola, passe, entre outros. É um centro de formação para a equipe principal”, afirma.

Flag em ascensão

As novidades para a seletiva visando ao próximo ano são, sobretudo, relacionadas a uma nova modalidade a ser treinada e disputada em Bento Gonçalves. O Snakes abrirá espaço para o Flag Football, modalidade derivada do futebol americano – na qual não há contato físico e é disputado com cinco atletas para cada time.

Além da equipe masculina Intermediária, o Skakes pode contar, no flag, com categoria de base, já que serão aceitos integrantes com idades entre 12 e 16 anos. “Dessa forma, os potenciais atletas começam mais cedo e já se acostumam com os conceitos do futebol americano. O flag football é a porta de entrada para o fullpads”, explica o presidente. Ele adiciona: “se trabalhar desde os 12 anos no flag, o atleta pode chegar ao principal com  conhecimento técnico e tático de futebol americano, o que pode garantir alguma vantagem, uma vez que a maioria dos atletas atuais aprende a jogar somente quando adultos”.

Espaço também para mulheres

A seletiva para o flag football também terá espaço para o público feminino. O Bento Gonçalves Snakes adota o movimento já aderido por Santa Maria Soldiers e Santa Cruz Chacais, que contam com o flag football feminino. Pizzi acredita que será possível formar um time por atletas do Snakes. “Tivemos já uma procura boa por informações sobre o processo. Com 10 atletas já podemos ter um grupo para treinar. Ter o time feminino é algo muito vantajoso para o clube como um todo”, afirma.

A modalidade vive momento de crescimento em todo o país. No sul, mesmo que ainda incipiente, ganha terreno e garante mais espaço para as mulheres, uma vez que o futebol americano com equipamentos ainda não é uma realidade na Região Sul do Brasil. O Flag Football abre portas para as atletas que, até então, não conseguiam participar de jogos com a bola oval, ficando restritas apenas aos cargos de comissão organizadora, técnica ou torcida. O Snakes espera entrar de vez neste movimento, já que em outubro, Bento Gonçalves foi sede da clínica para arbitragem de flag football 5×5, que reuniu equipes de todo o Rio Grande do Sul.