O Estádio da Montanha foi palco da reunião de cerca de 30 pessoas durante todo o domingo, 22. O motivo foi a realização do curso de arbitragem de flag football 5×5. Representantes de equipes do Rio Grande do Sul estiveram presentes para conhecer as nuances do esporte, já que em dezembro, Bento Gonçalves sedia uma das disputas dos desdobramentos da Copa RS, que terá jogos de Flag Football.

A clínica foi ministrada por Giane Pessoa, árbitra do flag 5×5 e que tem experiência de atuação, inclusive, no campeonato mundial ocorrido em Bahamas. Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA), Ismael Ferreira, a atividade foi planejada após a constatação do crescimento da estima pela modalidade no estado. “O aumento do interesse gerou uma demanda por competições que, para serem realizadas, precisam de qualificação do quadro de arbitragem local”, explica.

De acordo com a ministrante do curso de arbitragem, os seminários são fundamentais, não só para formação de árbitros, mas também para que as equipes tenham compreensão aprofundada dos mecanismos de jogo.

“A Federação entrou em contato porque achou que agora seria o momento ideal para começar a divulgação dos conhecimentos. É necessário repassar as mecânicas de árbitros e regras para os times conseguirem se alinhar aos conceitos do resto do Brasil e do que é praticado no mundo”, afirma a árbitra da International Federation of American Football (IFAF).

O campeonato em Bento Gonçalves

A Federação Gaúcha de Futebol Americano havia divulgado, no início do segundo semestre, que o seu calendário contava com torneios mais diversificados. Além da já tradicional competição entre equipes em desenvolvimento, a Copa RS passa a contar com disputas da modalidade flag – nos naipes masculino e feminino.

As disputas devem acontecer no Estádio da Montanha, nos das 9 e 10 de dezembro. Por conta do campo reduzido – se comparado às disputas do futebol americano tradicional – dois jogos serão realizados simultaneamente, o que torna mais fácil a realização do torneio com diversas equipes e, consequentemente, uma carga maior de partidas.  Segundo a FGFA, ainda não há confirmação do número de participantes nas disputas, porém, são esperadas mais de 12 equipes nas datas de realização do torneio organizado pela Federação.

Cerca de 30 pessoas compareceram à clínica de arbitragem (Foto: Lucas Delgado)

O presidente da FGFA ressalta que o curso realizado na Montanha foi fundamental para chancelar a realização das competições. “A expectativa é de que, com este evento, tenhamos conseguido absorver o máximo de informações para começar a prática da modalidade a nível de competição por aqui. E que o máximo de presentes possível possa auxiliar, seja arbitrando, seja passando este conhecimento para suas equipes”, completa Ismael Ferreira.

Flag nos planos do Snakes 

O Bento Gonçalves Snakes não deve participar das competições por falta de tempo de preparação – ainda que seja o clube-sede do campeonato. Entretanto, as disputas e também o curso ocorrido em casa ajudaram a potencializar um novo movimento. A equipe fará seletiva para a modalidade ainda neste trimestre final. “Já queríamos fazer e o interesse mostrou que é possível planejar também o flag football. Tentaremos criar uma equipe de formação, para servir de base ao time full-pads, e também termos a equipe feminina de flag”, explica o presidente do Snakes, Rodolfo Pizzi.

A seletiva do Bento Gonçalves Snakes visando à próxima temporada e à formação de equipes Flag acontece em 12 de novembrO.