Na noite de quarta-feira, 1º de fevereiro, um idosa de 76 anos, identificada como Gema Spezia, morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo efetuado por seu próprio filho. O incidente registrado como feminicídio ocorreu no interior de Cotiporã, na localidade de Linha Almirante Tamandaré.

O atirador, de 38 anos, estava armado com uma espingarda calibre 12. Ele estava do lado de fora da casa e disparou contra a parede do imóvel. A munição atravessou o material e atingiu a vítima, que estava do lado de dentro, na região do pescoço. A mulher morreu na hora.

A Brigada Militar de Veranópolis foi acionada para verificar o crime. Na sequência, os agentes chamaram a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias, que compareceram no local por volta das 21h15min. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves, sob responsabilidade da delegada Maria Isabel Zerman Machado.

Na residência, o atirador foi flagrado e detido com a arma usada no feminicídio. Além da espingarda, ele possuía munições e uma arma de pressão. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à DPPA, de onde saiu preso.