Feira ambiental ocorre de 9 a 11 de maio, no Parque de Eventos

O Parque de Eventos está praticamente pronto para receber a 9ª Fiema Brasil, feira que volta ao cenário para promover conexão com a cadeia ambiental entre os dias 9 e 11 de maio. Mais uma vez, o evento promovido pela Fundação Proamb renova seu compromisso com a inovação, uma marca estabelecida desde 2004, quando a feira inovou ao trazer a sustentabilidade à pauta dos negócios.

Quem visitar a 9ª edição da feira terá acesso a uma série de eventos voltados a discutir e a mostrar tecnologias que levam competitividade aos negócios ao promover desenvolvimento sustentável. Isso estará em exposição tanto entre as mais de 80 marcas presentes no evento, quanto entre as mais de 50 empresas inovadoras que participarão da Arena de Startups, iniciativa que faz sua estreia na feira.

Por ali, também haverá uma programação com mais de 30 palestras, talks, pitchs e painéis, abordando assuntos como ESG, smartcities, transformação organizacional, liderança, inovação, economia circular e tantos outros – a programação completa está disponível em arenafiema.proamb.com.br.

Entre os palestrantes, estão nomes como Sandro Magaldi, coautor do bestseller “Gestão do Amanhã”; Alexandre Weimer, mentor de vendas e marketing e CEO da A9 Performance, e líderes das empresas Dana, Mercur, Arezzo, RandonCorp, GreenThinking Project e Sistema B Brasil.

O acesso a esses atrativos é gratuito, bastando inscrição prévia no site fiema.com.br para conferir ao vivo os relevantes conteúdos produzidos na Arena, espaço que também terá batalha entre 24 startups e é realizado em parceria com a marca de inovação do Sebrae, a SebraeX.

Para o presidente da Fiema, Jonas Brevia, a pandemia, que impediu a realização da feira em 2020, trouxe novas visões para o evento. “A pandemia foi sendo analisada por dois anos. A Fiema também. Isso nos permitiu redefinir um formato de feira muito melhor, ajustado à nova realidade”, observa Brevia.

FiemaCon dá vitrine ao conhecimento

Um dos grandes destaques da Fiema Brasil é a sua programação direcionada à ciência e ao conhecimento, realizada dentro do FiemaCon, com diversas palestras ao longo dos três dias da feira. Todos os eventos do FiemaCon necessitam de ingressos, que podem ser adquiridos no site fiema.com.br.

Nessa agenda, uma das mais concorridas é o Meeting Empresarial. É um painel dedicado ao mundo corporativo que traz debate com grandes líderes empresariais no dia 9.

Na 5ª edição do encontro, um time formado por Marco Dorna, presidente da Tetra Pak no Brasil; José Antônio Ribas Júnior, diretor executivo de Agropecuária e Sustentabilidade da JBS/Seara; e César Saut, vice-presidente Corporativo da Icatu Seguros; debatem o tema “Brasil que dá certo: Sobrevivência e Sucesso”. Convidado especial, o argentino Mario Weitz, consultor do Banco Mundial e conselheiro do Fundo Monetário Internacional, fará projeções acerca do futuro do ambiente dos negócios.

O FiemaCon também chega com novidades neste ano. Dois eventos foram agregados à programação, o 1º Simpósio Gaúcho de Recuperação Energética De Resíduos Sólidos Urbanos, no dia 9, e o 1º Seminário de Construções Sustentáveis, no dia 11.

O evento ainda concentra o 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, que será realizado nos três dias da feira e contará com palestra de abertura do presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, no dia 9. Além do congresso, que apresenta trabalhos acadêmicos nas áreas de recursos hídricos, resíduos sólidos, tecnologias ambientais, efluentes e águas residuárias, gases de efeito estufa e avaliação de ciclo de vida e gestão ambiental (ESG), ocorrem, no dia 10, o 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária e o 6º Seminário de Segurança do Trabalho, e no dia 11, 3º Seminário de Energias Renováveis.

Arena de Startups

Uma das novidades desta edição é a Arena de Startups. Trata-se de uma área projetada para mais de 50 startups expondo suas soluções e uma programação de talks, painéis e pitches aberta ao público, com temas pautados pelos próprios expositores e visitantes, com o apoio do SebraeX.

Além das mais de 50 startups expondo suas soluções, serão apresentadas cerca de 30 palestras gratuitas, incluindo temas como ESG, capitalismo consciente, cases de empresas, ecossistema de inovação, liderança e transformação digital/organizacional. Convidados especiais como Sandro Magaldi, Daniel Ely, Alexandre Weimer, entre outros participarão do evento.

Programação FiemaCON

5º Meeting Empresarial
Dia 9 de maio, às 9h
Painel Executivo na Serra Gaúcha
Diretora: Marisa Cislaghi (SICOOB)
Mediador: Alexandre Weiler (ESIC)
Tema: Brasil que dá certo: Sobrevivência e Sucesso
Palestrantes: Marco Dorna (TetraPak); José Antônio Ribas Júnior (JBS/Seara); César Saut (Icatu Seguros) e Mário Weitz (ESIC Business & Marketing School)

7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente
Dias 9, 10 e 11 de maio, das 13h30min às 18h30min
Diretor: Juliano Gimenez (UCS)
Tema: Inovação e Sustentabilidade: Desafios para um Futuro Melhor.
O Congresso trará 6 áreas temáticas, vinculadas à proposta central do evento: Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Tecnologias Ambientais, Efluentes e Águas residuárias, Gases de Efeito Estufa e Avaliação de Ciclo de Vida e Gestão Ambiental (ESG).
A extensa programação pode ser conferida no site fiema.com.br/eventos/fiemacon/7o-congresso-internacional-de-tecnologia-para-o-meio-ambiente

7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária
Dia 10 de maio, às 9h
Diretores: Marcos Botton (Embrapa) e Soêni Bellé (IFRS-BG)
Painéis: Mercado de créditos de carbono: oportunidades na fruticultura e silvicultura; Biodigestores para tratamento de resíduos agropecuários.

6º Seminário de Segurança do Trabalho
Dia 10 de maio, às 15h30min
Diretor: Jeancarlo Zortea (Pro-Ação)
Painéis: Segurança na aplicação de defensivos agrícolas; Normas regulamentadoras na Indústria; Normas regulamentadoras na construção civil.
3º Seminário de Energias Renováveis
Dia 11 de maio, às 15h30min
Diretor: Gustavo Fiorese (Proamb)
Painéis: Oportunidades na Geração Distribuída e Mercado Livre de Energia; Descarbonização do setor elétrico

1º Seminário de Construções Sustentáveis
Dia 11 de maio, às 9h
Diretor Lúcio Possebon (MPA Incorporadora)
Painéis: Certificação e boas práticas para edificações sustentáveis; Materiais e gestão de resíduos em construções sustentáveis.

1º Simpósio de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Urbanos
Dia 9 de maio, às 14h
Diretor: Francisco Leme (ABREN)
Tema: Como a correta destinação do RSU pode ser parte da solução para os desafios climáticos

Foto: Cleunice Pellenz