Você tem o costume de ler as embalagens do produto que vai comprar e fica de olho apenas nas calorias? Então, que tal buscar outras informações que podem contribuir para o seu dia a dia? Ficar atento aos rótulos dos produtos é uma forma de estar consciente do que se está consumindo e automaticamente cuidando da saúde. A nutricionista, Renata Gabbardo, afirma que na embalagem do produto encontramos a procedência a temperatura, a validade e a informação nutricional. “A embalagem (rótulo) do produto é uma forma de comunicação entre a empresa e os consumidores. Ler os rótulos auxilia na definição do que comprar, evita o consumo de produtos estragados ou prejudiciais à saúde, por exemplo” , explica Renata.

Apesar de muitas pessoas consultarem os rótulo dos alimentos, nem todo mundo entende as informações que estão expressas nele. “Se o consumidor ainda não está acostumado a analisar o rótulo vale a pena perder alguns minutos, e com o tempo, vai ter a prática e saber identificar qual produto é melhor para sua saúde”, completa. De acordo com a nutricionista o rótulo é a identidade do produto e nele constam informações como os ingredientes. “Apresenta tudo que foi utilizado para a preparação do produto”, afirma. Este é o primeiro dado a se observar em um rótulo. “A lista está apresentada na ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade e o último ingrediente, em menor quantidade”, salienta.

Outra informação indispensável é o prazo de validade que informa quanto tempo o produto está apto para ser consumido, de modo que as suas características – odor, sabor e cor – estejam apropriados e não causem danos à saúde. “Por isso, não compre produtos com prazo de validade vencido ou muito próximo do vencimento. Hoje em dia é comum os supermercados fazerem ofertas de alimentos que estão quase vencidos. Então, cuidado!”, aconselha.

Conforme Renata geralmente quem está de dieta ou tem alguma restrição alimentar fica mais atento aos rótulos. Porém, todos devem se preocupar para melhor escolher os produtos e cuidar da saúde.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 10 de fevereiro.