Cerca de 400 pessoas prestigiaram o Festival Nacional do Vinho Colonial no Vale dos Vinhedos, realizado na última sexta-feira, 5 de setembro. Gastronomia típica da imigração italiana, apresentações musicais e 37 rótulos de vinhos coloniais marcaram o evento, uma promoção do Grupo do Vinho Colonial do Vale dos Vinhedos, com apoio da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais da Agricultura e de Turismo junto a Emater, IFRS e Embrapa.

Para o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o Festival Nacional do Vinho Colonial é um sucesso. “Em sua segunda edição, vemos que ele já está consolidado e deverá continuar crescendo. Isso porque reúne diversos atrativos e vinhos coloniais de qualidade. Fomentar este evento significa investir na valorização e no desenvolvimento das famílias rurais, e enaltece práticas antigas de fabricação do principal produto turístico do município, o vinho”, salientou.

O vice-prefeito de Bento Gonçalves, Mário Gabardo, o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Volnei Christofoli, secretários municipais e o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, também marcaram presença no evento. Nos dias 27 de setembro, 10 e 25 de outubro, os distritos de Faria Lemos, Tuiuty e São Pedro, respectivamente, também realizam o evento.