A comunidade de Faria Lemos dá início nesta sexta-feira, 11 de setembro, ao Festival Nacional do Vinho Colonial. O evento ocorre no salão comunitário da Linha Paulina, a partir das 20h. 

Com festa, moradores e turistas terão uma noite repleta de farta gastronomia e os melhores vinhos coloniais produzidos no local serão selecionados por júri técnico. O cardápio inclui polenta mole com molhos, vitelo assado, pien, queijos, copa, salame, pão colonial, picles, geléias, grostoli, sagu e creme. 

Até o final de outubro, serão realizadas outras três edições nos distritos de Tuiuty, Vale dos Vinhedos e São Pedro. O Festival Nacional do Vinho Colonial é uma promoção das associações das comunidades, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e de Turismo, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS/BG), Embrapa e Emater. O objetivo é preservar a identidade e a maneira tradicional da produção de vinho, além de valorizar e incentivar a melhoria dos produtos.