Evento acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, na Fundaparque. Novidade neste ano é que haverá voos saindo de dois bairros do município

O colorido dos balões vai invadir o céu de Bento Gonçalves na próxima semana. Isso porque, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, ocorre a 5ª edição do Festival de Balonismo, na Fundaparque, que promete encantar, mais uma vez, a comunidade local e regional com um mix de atrações. Além dos 14 balões que estarão presentes no evento, uma das novidades é que também dois voos estarão saindo de bairros do município, fazendo com que a comunidade esteja ainda mais próxima e engajada ao evento.

Conforme o secretário de Turismo, Davi Da Rold, este é um grande evento, que deve receber mais de 30 mil pessoas. “É uma atividade que também vem se consolidando como produto turístico, porque lá atrás ele era um evento muito local. Hoje, pessoas de toda a região e até mesmo do estado sabem que o festival existe e procuram informações por meio de nossas redes sociais e nosso site. Então, devido à isso, esperamos um grande número de visitantes durante os três dias de realização do evento”, explica.

Para que as pessoas se envolvam ainda mais com essa edição da atividade, alguns voos sairão de bairros do município, fazendo com que os munícipes tenham um senso de pertencimento ainda maior com o segmento turístico. “Na sexta-feira, 29, teremos dois voos saindo de bairros. Um do Santa Helena, às 16h, onde estamos fazendo uma grande mobilização naquela localidade, para justamente mostrarmos o quão bom é ter um turismo na cidade e o quão bem faz para quem mora na cidade. Neste mesmo horário, também teremos um voo saindo do quartel, pois como os voos são competitivos, devem sair na mesma hora. Por isso, convidamos a toda comunidade para que também esteja lá e prestigie a atividade. Essa é a novidade neste ano: um voo saindo da Zona Norte, outro da Zona Sul, em torno de sete balões em cada campo”, enfatiza.

O acesso ao parque, para conferir as atrações que fazem parte da programação, é gratuito. “Teremos shows nacionais do Reação em Cadeia, Claus e Vanessa, Banda Maskavo, Serginho Moah, entre outras, além das bandas locais. Bebidas e comida também serão comercializadas”, salienta Da Rold.

É uma atividade que também vem se consolidando como produto turístico, porque lá atrás era um evento muito local. Hoje, pessoas de toda a região e até mesmo do estado sabem que o festival existe.
Davi Da Rold – Secretário de Turismo

Voos competitivos

Para os mais corajosos e aventureiros, também há a possibilidade de fazer voos de balão para admirar a cidade de cima. “Alguns pilotos se colocam à disposição e, dessa vez, são sete. O contato deles está no site, nas redes sociais, e as pessoas podem entrar em contato diretamente com eles para mais informações”, comenta.

Além disso, uma ação especial está sendo promovida pela pasta. “Também estamos fazendo um sorteio, em nosso Instagram (@turismobento), onde é necessário seguir as instruções para concorrer ao passeio de balão”, pontua.

Outro detalhe é que as condições climáticas também são necessárias para que os voos sejam feitos de forma segura. “Eles dependem da condição climática. Por isso, também mudamos a data de realização do evento, mais para o final de setembro, início de outubro, que é uma época com menos chuva e vento, então, certamente estamos com a expectativa de que vamos ter um tempo bom e o festival será um sucesso”, frisa.

O diretor-executivo da Federação Gaúcha de Balonismo Ricardo Lima comentou sobre a expectativa do evento. “Para mim é uma honra estar em mais uma edição, e é muito gratificante fazer um primeiro evento e ele se perdurar. O festival de Bento é considerado um dos melhores do Brasil, principalmente em relação à receptividade dos pilotos. Os locais onde decolamos e pousamos nos recebem muito bem. Todo piloto quer participar desse festival. Estamos cuidando de todos os detalhes para que todos os visitantes sejam muito bem recebidos”, pondera.

Programação

Sexta-feira, 29 de setembro
15h- Abertura do parque
16h- Voos livres na Fundaparque
16h- Voos nos bairros, saindo do campo do quartel, em São Roque e também do Santa Helena
18h- Show Pampaneja
19h30min- Nightglow
20h- Show Cinnamon Jazz
21h-Show Serginho Moah

Sábado, 30 de setembro
6h30min- Voo competitivo
12h- Abertura do parque
13h30min- Show Dj Alex Assis
14h30min- Show Pepper Pop
16h- 2º voo competitivo
17h30min- Show Claus e Vanessa
19h- Carreata saindo do Hotel Vinocap até a Fundaparque
20h- Nightglow
20h30min- Show Maskavo

Domingo, 1º de outubro
6h30min- 3º Voo competitivo
12h- Abertura do parque
13h- Show Pura Curtição
14h30min- Voo Cativo
15h- Show Vitor Henrique e Gabriel
16h- 4º Voo competitivo
18h- Encerramento com o Show da Reação em Cadeia