A Associação Bento-gonçalvense de Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e a prefeitura apresentam amanhã, 30, a programação dos Festejos Farroupilhas. O evento ocorre no Parque Municipal de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva, às 20h.

Com o tema República das Carretas, os Festejos Farroupilhas fazem uma homenagem aos 180 anos da proclamação da República Rio-Grandense e conclamam as entidades tradicionalistas a realizarem suas atividades inspiradas em subtemas como a imprensa da época, os italianos na revolução e as carretas como meios de transporte de documentos.

Neste ano, como de costume, o Parque da ABCTG receberá boa parte da programação, mas também haverá as atividades na Rua Coberta, espaço anexo à Fundação Casa das Artes, e no Ginásio Municipal de Esportes, onde ocorre a já conhecida tertúlia da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, no dia 16.

Entre os shows deste ano, Chiquito & Bordoneio e Os Bertussi, que se apresentam nos dias 9 e 10, respectivamente, na ABCTG. Invernadas, jantares, gaitaço e bailes também fazem parte da programação artística do evento que, na parte campeira, destaca a 6ª Copa Municipal de Laço.

Os Festejos Farroupilhas de Bento Gonçalves deste ano também destacam a trajetória de Nei Antônio Zardo, um dos fundadores do CTG Laço Velho e conselheiro e vice-presidente do MTG por diversas gestões.

O evento é uma realização da ABCTG e Prefeitura de Bento Gonçalves, conta com patrocínio da Corsan e do Sicoob Meridional e tem apoio da Brigada Militar, do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da 11ª Região Tradicionalista.