Arrecadações serão destinadas às entidades socioassistenciais do município

Na quinta-feira, 4 de outubro, a Secretaria de Habitação e Assistência Social (SEMHAS) recebeu uma tonelada de donativos arrecadados na Gincana Cultural, atividade que integrou a programação dos Festejos Farroupilhas 2018. As arrecadações serão destinadas às entidades socioassistenciais do município.

A Gincana consistiu em um jogo de perguntas e respostas, provas práticas e manifestações artísticas com a finalidade de mostrar que a tradição gaúcha não se resume apenas a danças, rodeios e bailes, mas também, tem envolvimento esportivo e cultural e promove a integração de alunos de diversas etnias e escolas. As atividades visaram incentivar as equipes na realização de campanhas beneficentes para coletar alimentos, agasalhos, fraldas, materiais de higiene pessoal e livros.

Os CTGs Herdeiros da Bombacha e Alvorada Gaúcha, as escolas Municipais Noeli Clemente de Rossi e Vânia Medeiros Mincarone e a de Tempo Integral São Roque contribuíram muito para a coleta de alimentos.

A entrega foi feita pela homenageada dos Festejos, Iraci Dalla Valle, acompanhada do presidente da ABCTG, Adiles Rodrigues de Freitas, e da representante da comissão organizadora do evento, Edinara de Freitas Corbelini. A secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani, juntamente com o secretário da Cultura, Evandro Soares, e servidores de ambas as pastas, recebeu os donativos. “Tudo o que foi arrecadado será destinado para as famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, que estão passando por dificuldades momentâneas. Parabéns a Secretaria da Cultura pela iniciativa, ao empenho dos organizadores e a solidariedade dos participantes das atividades dos Festejos”, destacou Milena.

“Quando elaboramos a programação cultural dos Festejos Farroupilhas, pensamos em organizar uma Gincana Cultural com tarefas que nos possibilitasse trabalhar valores com alunos da rede municipal de ensino, vivências, meio ambiente e assistência social. Isso nos permitiu, junto aos CTG’s e escolas parceiras, fazer a Carreta Solidária onde eram arrecadados alimentos e material de higiene pessoal e fraldas geriátricas. O resultado foi bem positivo fazendo com que os Festejos não privilegiassem apenas bailes e festas, mas também oportunizasse que os tradicionalistas contribuíssem com os menos favorecidos”, ressaltou Iraci Dalla Valle.

Durante os Festejos, também foram arrecadados três toneladas de alimentos no show de encerramento da programação com o grupo “Os Monarcas”, cuja entrada eram 2kg de alimentos não perecíveis. Estas arrecadações já foram destinadas às entidades assistenciais pelo Hotel Vinocap, que organizou a atividade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Laura Kirchhof