Desfile de carros alegóricos, um dos atrativos do evento que ocorre em Monte Belo do Sul de 25 a 28 de janeiro, terá cerca de 450 participantes

A sexta edição da Festa de Abertura da Vindima, em Monte Belo do Sul, promove uma revisitação à imigração italiana. O motivo de celebrar a cultura da uva e do vinho reporta ao movimento que, em fins do século 19, implantou a vitivinicultura na região, auxiliando no desenvolvimento econômico e deixando como legado um dos tantos ofícios trazidos pelos italianos. Entre os dias 25 e 28 de janeiro (amanhã, quinta, e até domingo) estas características, presentes também na gastronomia, arquitetura, idioma e em hábitos da comunidade, serão expostos na programação preparada para a festa.

Um dos momentos mais importantes será o desfile de carros alegóricos, dia 28, às 14h. Na rua Arthur Beltrame, antigo pórtico do município, cerca de 30 carros e alas passarão contando a história de Monte Belo do Sul, em direção à praça da Igreja Matriz, reunindo cerca de 450 participantes. Serão mais de 10 comunidades caracterizadas como imigrantes, representando a identidade do povo através de símbolos e itens relacionados ao trabalho, religiosidade, filós – reuniões com música, comida e jogos para a comunidade se encontrar – e à colheita da uva, entre outros.

Entre os carros a passarem pela avenida, também estarão o da corte – rainha Giovanna Bombassaro e princesas Alexia Pilonetto e Daiana Picoli Lovisa –, o das embaixatrizes da festa, acompanhadas do mascote Uvalino, o de grupos culturais, da paróquia, e da distribuição de uvas, que fecha o desfile.
A distribuição de uvas será uma das atrações nos quatro dias do evento que, neste ano, concentra-se no centro do município. A rua Sagrada Família, em frente à prefeitura, será palco de diversas atividades tendo a uva como protagonista.

Além da distribuição nos quatro dias do evento, haverá pisa de uva coletiva e exposição das cerca de 100 variedades cultivadas no município. “A colheita da uva é um acontecimento para nós. É uma atividade que traz importantes dividendos econômicos, mas que também está atrelada culturalmente aos imigrantes italianos. Celebrar a colheita, portanto, é celebrar o imigrante, que estabeleceu as bases de quem somos hoje”, comenta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni.

Pisa de uvas coletiva é novidade desta edição

Pela primeira vez o evento terá como atração a pisa de uvas, realizada de modo coletivo. Em um grande recipiente com três metros de diâmetro, chamado de mastela, grupos de 25 a 30 pessoas poderão reviver o método de elaboração do vinho, dos primeiros imigrantes. Era pisando sobre os frutos que eles extraíam o sumo para iniciar o processo de vinificação. Além de pisar sobre uvas, com ingresso de R$ 50 (por pessoa), a festa possibilita que o turista tenha um vinho a partir do mosto que eles ajudaram a extrair. Essa opção custará R$ 100 e será realizada por vinicultores parceiros.

O vinho poderá ser retirado em Monte Belo após ter sua elaboração concluída, cerca de sete a oito meses após, ou ser enviado a um endereço informado em formulário. Pisar em Monte Belo é experimentar um pouco da imigração italiana. A pequena cidade, de cerca de 2,5 mil habitantes, parece um típico vilarejo do norte da Itália, mantendo edificações de outros tempos e conservando o jeito típico de uma comunidade cujas bases estão sedimentadas na cultura dos imigrantes.

É nessa ambientação que o município receberá os visitantes para a ExpoMonte, que reunirá dezenas de expositores, dos mais diversos segmentos. Nessa feira multissetorial, serão exibidos produtos da agroindústria familiar, artesanato e maquinário agrícola, com destaque às vinícolas. Monte Belo conta, desde 2013, com o reconhecimento de Indicação de Procedência para seus vinhos e espumantes.

Serviço

O quê: 8ª Festa de Abertura da Vindima
Quando: de 25 a 28 de janeiro de 2024
Onde: ruas centrais de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca

Programação artística

25/1/2024 (quinta-feira)
18h – Show Família Almeida
19h – Abertura Oficial
20h30min – Pisa da Uva – Edição especial às Soberanas e Autoridades convidadas
22h – Show Os Monarcas

26/01/2024 (sexta-feira)
14h – Tarde da Melhor Idade – Show Banda Nova
16h – Pisa da Uva
18h – Show Grupo Acordes
19 – Show Grupo de Danças Rastros do Tempo
19h30min – Show Pagode do Feijão
21h – Pisa da Uva
22yh – Show Nenhum de Nós