Atleta bento-gonçalvense, ao lado de sua dupla Gabriela Menna Barreto, sagrou-se campeã na primeira etapa do Campeonato Brasileiro

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Padel, realizada nos dias 8 a 10 de março, em Curitiba, marcou o retorno da atleta de Bento Gonçalves Fernanda Abarzúa à liderança do ranking nacional da modalidade. Ao lado de Gabriela Menna Barreto, de Pelotas, ela se sagrou campeã da Primeira Categoria Feminina.

Com a conquista, Fernanda chegou ao seu sexto título brasileiro. A competição registrou recorde de participação de atletas. Ao todo, somando todas as categorias, foram 533 duplas de várias regiões do Brasil.

Fernanda disse estar muito feliz com o resultado. “É uma emoção muito grande. Depois de um 2023 complicado, retornar ao topo é muito gratificante. A motivação já era grande, agora mais ainda para tentar manter essa posição no ranking”, comemora.

No torneio, Fernanda encarou diversas duplas, com as partidas mais complicadas sendo na semifinal contra Alessandra Barros e Susane Lenz e na final contra Francielle Gaspar e Mariana Altmayer. “A semifinal demorou mais de duas horas, sabemos e conhecemos muito bem as nossas adversárias como também elas nos conhecem, mas a nossa tática prevaleceu”, conta.

Fernanda e Gabriela são uma dupla há anos e se entendem muito bem dentro e fora de quadra. Devido a distância entre as duas, os treinos ocorrem separados, mas nunca interferindo no jogo. “Minha parceira e eu treinamos separadas. Cada uma em sua cidade, com a preparação específica para cada uma. A gente se entende muito bem em quadra e quando um não está tão bem a outra sempre apoia e incentiva”, revela.

Com a volta para o topo, Fernanda relembrou diversos momentos marcantes de sua trajetória no esporte. “Tive momentos muito bons e outros nem tanto. O primeiro momento marcante na minha carreira, foi quando fui cortada da seleção. Esse, sem dúvida, foi o período mais difícil na minha trajetória como atleta e para piorar, dois anos depois rompi o ligamento do joelho. Mas tive muitos momentos felizes, como seis vezes convocada para seleção, seis vezes campeã brasileira e três vezes campeã pan-americana”, relembra.

Em relação aos próximos desafios, Fernanda ainda não confirma participação na primeira etapa do Circuito Gaúcho, que ocorre em abril, em Passo Fundo.

Porém, a atleta deve voltar a competir em maio na próxima etapa do Campeonato Brasileiro em Balneário Camboriú. Cada etapa soma pontos para os atletas confederados para representar o Brasil em competições internacionais, além de valer pontos para o ranking nacional. “A princípio, temos o Campeonato Gaúcho e o Brasileiro pela frente. A preparação segue a mesma, treinos físicos, técnicos e táticos. Mas meu principal objetivo é terminar este ano em primeiro lugar em tudo que disputar. Com uma meta a longo prazo sendo de participar de uma olimpíada, espero que o padel entre o quanto antes na lista”, expressa.