O Brasil tem oficialmente nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, de acordo com o Ministério da Economia, sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades.

Dos nacionais, dois deles serão prolongados (Paixão de Cristo e Proclamação da República), ou seja, vão cair em segundas ou sextas-feiras e, portanto, emendam com o final de semana. Só um deles vai cair em um fim de semana: 1º de maio, o Dia Mundial do Trabalho, em um sábado.

Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais. As duas datas são consideradas pontos facultativos no serviço público federal, conforme informou portaria publicada no dia 30 de dezembro, no Diário Oficial da União. Assim, quem gozar dessas datas terá dois feriados a mais: 15 e 16 de fevereiro (Carnaval, segunda e terça-feira) e 3 de junho (Corpus Christi, quinta-feira).

Expectativa na economia

Em tempos de crise tudo conta para a piora dos índices econômicos. A deterioração na economia atinge a todos, os cidadãos e as empresas.

A 1º vice-presidente para Assuntos de Comércio do Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC) Marijane Paese, indica que independentemente dos feriados, as projeções para 2021 são boas. “O mercado, de forma macro, está aquecido. Não houve piora nos índices de desemprego, e consequentemente o público consumidor vai continuar investindo. Há expectativa de melhoria no controle da pandemia, e, também, de retorno gradativo às atividades de setores como turismo e eventos, entre outros, o que certamente beneficiará o comércio – de forma constante e, também, claro, nessas datas em especial”, destaca.

Feriados nacionais

1º de janeiro (sexta): Confraternização Universal
2, 3 e 4 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 2
21 de abril (quarta-feira): Tiradentes
1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (terça-feira): Finados
13, 14 e 15 de novembro (sábado, domingo e segunda): Proclamação da República é dia 15
25, 26 e 27 de dezembro (sábado a segunda): Natal é dia 25

Pontos facultativos nacionais

13 a 17 de fevereiro (sábado a quarta): Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira e até as 14h na Quarta-feira de Cinzas
3 junho (quinta-feira): Corpus Christi
15 de outubro (sexta-feira): Dia do Professor
28 de outubro (quinta-feira): Dia do Servidor Público
24 de dezembro (sexta-feira): véspera de Natal – ponto facultativo após as 14h
31 de dezembro (sexta-feira): véspera de Ano Novo – ponto facultativo após as 14h

Feriados estaduais e municipais

20 de setembro (segunda-feira): Revolução Farroupilha e Dia do Gaúcho

13 de junho (domingo): Dia de Santo Antônio – padroeiro da cidade

Foto: Divulgação