O feriado nacional da Paixão de Cristo, mais conhecido como Sexta-feira Santa, no dia 29 de março e vai causar modificações no funcionamento tanto do comércio, quanto dos serviços de Bento Gonçalves.

Em nota divulgada pelo Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves), conforme legislação vigente, fica permitida a abertura dos estabelecimentos, mas apenas com mão de obra de proprietários e familiares de primeiro grau, ou seja, está proibida a utilização da mão de obra de funcionários e colaboradores que não atendam esta regra.

De acordo com informações repassadas pelo SEC-BG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves), alguns lojistas firmaram acordos especiais com a entidade, para que fosse permitido o funcionamento de lojas com a presença de funcionários que não fossem os proprietários ou familiares de primeiro grau, com condições especiais de compensação de folgas e pagamentos. Segundo a entidade, estão autorizados a abrir na Sexta-feira Santa, com mão-de-obra de funcionários, todos os estabelecimentos de gêneros alimentícios que firmaram Acordo Coletivo com o SEC-BG. Já no domingo, 31, o funcionamento é livre.

A Prefeitura de Bento Gonçalves não terá expediente no dia 29 de março. Permanecem somente os serviços essenciais como UPA 24h, PA Zona Norte, SAMU, Guarda Civil Municipal e DMT. Será realizada somente a coleta do resíduo orgânico, conforme cronograma.