Apesar de restrições impostas pela pandemia, secretário de Turismo afirma que opções de estabelecimentos que proporcionam um contato com a natureza têm sido tendência. Ocupação em hotéis aumentou 3,4% neste ano

Muitas pessoas aproveitaram o feriado de Corpus Christi, 3 de junho, para emendar com o fim de semana, o que fomentou a vinda de visitantes a Bento Gonçalves. O setor turístico comemora a retomada, mesmo que de forma gradativa.

Hoje, diferente do início da pandemia, há deslocamento de pessoas em vários lugares, turísticos ou não. Segundo o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto, com a preocupação dos destinos em adotar protocolos de segurança e ações de combate à pandemia, o turismo de natureza vem crescendo. “Estabelecimentos ao ar livre tem sido também uma grande tendência do momento. Em relação a isso, precisamos nos atentar que ainda existem restrições de capacidade de atendimento de 50% e 75% em alguns setores turísticos, isso também não permite atingirmos dados como de 2019, por exemplo, para o mesmo período”, pondera.

Para o gestor, a cada mês sem fechamentos, aumenta a confiança para quem está planejando viagens. “Esse sempre é o maior temor, viajar para uma cidade que possa ter problemas. O setor turístico tem feito sua parte em Bento, mas também precisamos exaltar o trabalho que a Secretaria de Saúde de nossa cidade tem feito. São essas ações que garantem que as coisas possam fluir e é isso que torna uma grande referência no enfrentamento à pandemia”, comemora.

Jantar Sob as Estrelas, na Rota Gastronômica, antes da pandemia. Foto: Natana Fontes, divulgação

A diretora do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh) e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Márcia Ferronato destaca que a movimentação de turistas no feriado foi um pequeno alento aos empresários, uma vez que tiveram de enfrentar momentos difíceis diante de fechamentos. “Graças ao posicionamento do trade, que implantou protocolos, adotou selos e passou segurança ao turista, trouxe resultados crescentes diante do momento tão atípico em que vivemos. Claro que nada se compara ao período de antes da pandemia”, sublinha.

Se tratando de hotelaria, Márcia aponta que muitos visitantes ficam apenas um dia na cidade, sem se hospedarem. O índice, no entanto, apresenta melhora, se comparado com o ano passado. “Em 2020, a taxa de ocupação foi de 27,78%. Neste, até o momento, está em 29,55%. O valor das diárias, de forma geral, despencou, se confrontar a anos anteriores. Muito aquém do necessário para manter minimamente os negócios. O setor está cauteloso, principalmente após a ‘onda’ de março deste ano”, pondera.

Os cuidados individuais devem permanecer. A diretora deixa uma dica: “Faça a reserva antecipada para melhor desfrutar do local, se estiver lotado procure outro espaço e evite filas. Ajude na retomada dos negócios do turismo, gastronomia e hotelaria”, aconselha.

Um destino chamado Bento Gonçalves

A jornalista Tamires Rosa da Silva, 32 anos, e duas amigas vieram de Santa Maria para aproveitar o feriado de Corpus Christi, visitar vinícolas e fazer compras em Bento. Essa foi a segunda vez que a turista esteve na Capital do Vinho. “Como agora fiquei mais tempo na Serra, procurei visitar os pontos turísticos que não consegui conhecer da primeira vez”, enaltece.

Tamires relata que o que mais observou foi se os estabelecimentos cumpriam ou não com as regras de distanciamento social e a higienização. “Os lugares (restaurantes, lojas, vinícolas) por onde passamos seguiam as ordens do Decreto Estadual da pandemia, respeitando o espaço entre as pessoas, a capacidade de lotação e com álcool gel disponível nos ambientes”, reitera.

Bento ganhou o coração da jornalista, que diz pretender voltar. “Achei a cidade bem organizada, limpa e segura. Ainda tem muitos lugares que eu quero conhecer”, afirma.