Capital nacional do vinho, Bento Gonçalves sedia expressivos encontros representativos da cadeia vinícola – um deles, de negócios, ocorre de 25 a 27 de setembro: a segunda edição da Wine South America será, também, palco para divulgação da mais emblemática festa em homenagem a bebida: a Fenavinho.

A Festa Nacional do Vinho divulga os atrativos de sua 17ª edição – confirmada para ocorrer de 05 a 14 de junho de 2020 durante a WSA, aproveitando seu potencial para reunir os agentes que movimentam o mercado vitivinícola brasileiro. “A Wine South America é uma excelente oportunidade para estabelecer um networking de resultado, já que o universo brasileiro do vinho se encontra aqui, fazendo de todos, de viticultores a enófilos, grandes promotores da nossa querida festa”, comenta o coordenador do comitê da Fenavinho, Diego Bertolini.

A festa mais alegre de Bento Gonçalves – e diretamente responsável por projetar o nome da cidade nacionalmente – voltou ao calendário de eventos em 2019, depois de oito anos de ausência. Sua 16ª edição foi realizada após o CIC-BG assumir o controle da festa, encabeçando, com o aval do poder público, a negociação de dívidas que impediam a realização da maior festa de Bento Gonçalves. A Fenavinho ocorreu de forma integrada a ExpoBento – maior feira multissetorial do país. Em 2019, festa e feira formaram uma dobradinha de sucesso, aprovada pelo público. Juntas, levaram mais de 250 mil pessoas ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves, gerando mais de R$ 40 milhões em negócios.

Ali, vinícolas, apresentações artísticas e culturais e enogastronomia integraram a programação, aliando diversão e, claro, vinho!  Sua programação teve, também, o resgate do Vinho Encanado, atração que comercializa vinho no Centro da cidade, reunindo a comunidade para confraternizar em torno de um dos produtos mais característicos da cidade e diretamente ligado a seu desenvolvimento econômico. Outro atrativo retomado foi o desfile de carros alegóricos, com as comunidades do interior mostrando suas habilidades laborais e características típicas dos descendentes de imigrantes, uma verdadeira ode à cultura herdada dos italianos. Essas atrações já estão confirmadas para ocorrer novamente em 2020, no período que antecede a festa.

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Augusto Tomazi