A 17ª edição da Fenavinho vem repleta de atrativos para trazer visitantes à capital nacional do vinho – e também encantar a comunidade. Muitas delas foram anunciadas na noite de terça-feira, 19, quando houve o lançamento da festa, em um encontro realizado no Vale dos Vinhedos, no hotel Villa Michellon.

Uma das novidades que a 17ª Fenavinho terá em 2020 é a ampliação de sua programação. A agenda começa ainda no mês de maio, com o Vinho Encanado. A atração icônica toma conta do coração de Bento Gonçalves, convidando o público para se divertir na Via Del Vino, degustando vinhos e sucos de excelente qualidade, que jorram de torneiras diretamente para as taças. Shows, apresentações artísticas e gastronomia típica complementam as atrações. No próximo ano, serão três os fins de semana com o Vinho Encanado: dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio.

Outra atração confirmada para o próximo ano é a realização do Desfile Alegórico – e também com um incremento: serão duas apresentações, nos dias 17 e 31 de maio. Nessas ocasiões, as comunidades do interior ganham a via central por onde Bento Gonçalves se desenvolveu, na Rua Marechal Deodoro, e contam a história da região, homenageando a saga do imigrante italiano e mostrando como esse legado se traduz em cada detalhe da cultura local. Hábitos, costumes e tradições vêm à tona, em um desfile que evoca o orgulho das origens.

Toda essa preparação culmina com uma experiência memorável que a Fenavinho promete oferecer aos visitantes de 05 a 14 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Lá haverá uma Vila Típica – espaço temático de convivência, que remete às primeiras vilas idealizadas pelos imigrantes colonizadores da região. Em uma área ampliada – de três para cinco mil metros quadrados – vinícolas trazem vinhos, espumantes e sucos para o visitante brindar e festejar. Diversos estabelecimentos oferecem o melhor da culinária típica, presenteando o paladar. No palco, shows para todos os gostos ocorrem de forma continuada durante os dez dias de programação.

A relação de novidades segue com a apresentação dos novos trajes que a corte da 17ª Fenavinho – a Imperatriz, Bárbara Bortolini, e as damas de honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso – exibirá a partir de 2020, e o anúncio do lançamento do Vinho das Imperatrizes, durante a vindima do próximo ano.

Renovação na condução dos trabalhos

O compromisso de dar continuidade ao sucesso da Fenavinho – festa que vem consolidando sua retomada desde 2019, então sob a tutela do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, quando tornou a ocorrer após um hiato de oito anos – está concentrado no talento das novas lideranças que compõem o comitê organizador. Coordenado pelo enólogo Roberto Cainelli Júnior, o grupo de trabalho é composto por Rodrigo Valério (Eventos internos); Gabrielle Rodrigues (Eventos externos); Roberta Benedetti (Vice de Eventos externos); Daniel Panizzi (Gastronomia); Marcos Giordani (Marketing); Diego Bertolini (Projetos); Rodrigo Parisotto (Turismo) e Bruna Cristofoli (Enologia e relações comunitárias).

“Nosso comitê trabalhará, mais uma vez, de forma incansável pela Fenavinho. Antes mesmo do encerramento da 16ª edição, já estávamos pensando em melhorias, projetando novas atrações, imaginando e articulando a próxima festa. Como resultado desse trabalho continuado, já apresentamos uma série de novidades para 2020. Essa agenda de atrativos segue com a proposta de valorizar a essência da Fenavinho, uma festa que enaltece a cultura da região, nossas raízes e história. E que também mostra a evolução desse legado ao longo dos anos, e como ele está relacionado a qualidade dos produtos vinícolas, da agroindústria familiar e aos atrativos do nosso turismo. Esse é compromisso que nós, do comitê, amparados pelo CIC-BG, estamos renovando: valorizar a história da Fenavinho e perpetuar seu futuro”, disse Cainelli.

O enólogo sucede a Diego Bertolini na coordenação do grupo. “Lembro que em 2018 comemorávamos o retorno da Fenavinho. Brindávamos a intenção concreta, encampada pelo CIC-BG, de trazer de volta a maior festa de Bento Gonçalves, de devolver à comunidade essa magnifica experiência. Ao mesmo tempo que estávamos felizes e animados pela possibilidade real do retorno da Fenavinho, sabíamos o tamanho do desafio que tínhamos diante de nós. Em 2019, tivemos a alegria de comemorar o sucesso estrondoso do retorno da Fenavinho, que foi marcante em sua 16ª edição e muito nos orgulha”, comentou Bertolini.

Em 2019, a 16ª Fenavinho elegeu sua Corte de soberanas; trouxe de volta o Vinho Encanado – durante dois fins de semana, 30 mil pessoas passaram pela Via Del Vino, no centro de Bento Gonçalves, apreciando os vinhos e sucos disponibilizados na “Casa del Vino Moysés Michelon”, e consumiram 24.200 doses das bebidas, o que representa 3,6 mil litros; bem como o Desfile Alegórico e, com programação integrada à ExpoBento, ajudou a captar os mais de 253 visitantes para que estiveram na festa e feira.

CIC-BG vê consolidação da grandiosidade da festa

Compartilhando o sentimento de orgulho pelos resultados já alcançados – e o compromisso com a continuidade do projeto de consolidação da Fenavinho, o CIC-BG reforça a sensibilização para que haja um engajamento e envolvimento coletivo em favor da festa. “O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves sente enorme honra e orgulho em ter participado ativamente na reconstrução de um bem muito precioso para toda a Serra gaúcha. Em 2019, escrevemos o primeiro capítulo na história da retomada da Fenavinho, com a realização de sua 16ª edição. Agora, brindamos o lançamento da 17ª edição da Fenavinho, concretizando mais um enorme passo rumo à plenitude de nossa festa popular, aquela que nos representa e apresenta para todo o Brasil. A Fenavinho que veremos em 2020 terá muito mais corpo, estará evoluída, caminhando estrategicamente para seu futuro. A orientação transmitida ao Comitê é cuidar da essência da Fenavinho, da cultura da região e do povo, com elementos simples que agradam nossa gente, mas também aos turistas que vem de fora exatamente buscar está vivência. Sem dúvida alguma, dentro de algumas edições, a Fenavinho será uma das principais festas do Brasil”, disse Elton Paulo Gialdi, presidente do CIC-BG, entidade promotora da festa.

Apoiador da proposta, o poder público municipal destaca a relevânncia da Fenavinho para a promoção do turismo municipal. “Temos grande orgulho em participar do resgate da Fenavinho, por tudo o que ela representa na história de Bento Gonçalves e, principalmente, pelo potencial de promover ainda mais o turismo local que a festa traz, valorizando nossa cultura, raízes e atrativos”, disse o Secretário Municipal de Turismo, e integrante do comitê da 17ª Fenavinho, Rodrigo Ferri Parisotto.

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Augusto Tomasi/Vagão Filmes