Evento ocorre de 14 e 16 e de 20 a 23 deste mês, no Parque de Exposições José Bin. Abertura oficial da 11ª edição da atividade será na sexta-feira, às 10h30min

Reconhecida como Berço Nacional da Maçã, pelo pioneirismo no cultivo da fruta no Brasil, Veranópolis volta a celebrar no fim desta semana a Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial (Femaçã). Realizado de quatro em quatro anos, o evento em 2023 ocorre de sexta, 14, a domingo, 16, e de 20 a 23 de abril, no Parque de Exposições José Bin. A expectativa é que mais de 60 mil visitantes prestigiem a 11ª edição, repetindo os números de 2019.

A abertura oficial está marcada para sexta-feira, 14, às 10h30min, no palco Gala, com a participação de autoridades estaduais, regionais e municipais. A cerimônia, que é aberta ao público, terá trilha sonora da Orquestra de Sopros e do Coro da Associação Musical de Veranópolis.

Logo após a solenidade e no decorrer dos sete dias de programação, os visitantes poderão aproveitar as mais de 100 atrações culturais, artísticas e esportivas e prestigiar os estandes dos 130 expositores em segmentos como artesanato, comércio, indústria, máquinas, veículos e implementos agrícolas espalhados em 21,6 mil m² de área. Cerca de 60% dos negócios são de empreendimentos locais. Além disso, haverá 12 opções gastronômicas distribuídas em duas praças de alimentação. “Ao longo da história, a Femaçã construiu a reputação de ser uma grande e importante festa não só para a Serra Gaúcha, mas para todo o estado, com muitos atrativos e, sem dúvida, com a simpatia e a cordialidade da nossa gente, que sempre encantaram todos que visitam Veranópolis. Chegamos até aqui porque a comunidade esteve muito engajada na realização e juntos inovamos em cada nova edição”, valoriza Vagner Cielo, presidente da XI Femaçã. Neste ano, 200 voluntários estão trabalhando para a realização do evento, desde a decoração até a programação das atividades.

O acesso ao parque vai das 10h às 22h, exceto no domingo, que abre no mesmo horário, mas com fechamento mais cedo, às 20h. Os ingressos estão à venda no local, por R$ 10, e inclui a entrada para os shows regionais. No dia 20, o acesso é gratuito. Para as apresentações nacionais, os bilhetes devem ser adquiridos à parte, a partir de R$ 40, à venda no site minhaentrada.com.br. Os espetáculos musicais e culturais ocorrem nos três palcos distribuídos em diferentes pontos do parque: Gala, Bin e Fuji.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3441-8392 ou Whatsapp (54) 99603-4953. A programação completa pode ser acessada no link.

Foto: Letícia Fracasso