Com o slogan “Livros, sorrisos e gargalhadas: histórias de circo sendo contadas”, evento ocorre entre os dias 15 e 21 de maio, em Bento Gonçalves

A leitura é uma prática que traz diversos benefícios aos leitores e, quando incentivada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. É a partir dela que as crianças desenvolvem a concentração, raciocínio, memória e compreensão, estimulando a linguagem oral e ampliando a capacidade criativa.

Conforme a neuropsicopedagoga, psicopedagoga e educadora parental, Rosângela Penso Reginato, a prática pode ser estimulada desde bebê, com livros para o banho ou de tecido. Ao longo do crescimento, vários outros momentos podem ser proporcionados. “Os pais devem ser exemplo, pois mais do que mandar ler, eles têm que praticar a leitura. Deixar vários livros espalhados pela casa, como cozinha, sala, banheiro, varanda, quarto, isso cria interesse e curiosidade. Proporcionar um horário para ler uma história com seu filho, desde que seja um momento prazeroso com muita leveza, para que a criança tenha uma ótima vivência”, orienta.

Ademais, o mais importante é estar junto com a criança genuinamente na hora da leitura. “A postura do adulto e o amor envolvido faz toda a diferença para um resultado assertivo, cujo objetivo maior é ter motivação para adquirir o hábito de ler ainda na infância”, completa.

Feira do Livro Infantil Sesc

Nesta semana, entre os dias 15 e 21 de maio, inicia a 7ª Feira do Livro Infantil Sesc em Bento Gonçalves. Através de ação cultural, o evento tem como objetivo a conexão com as Escolas Municipais Infantis do município, oferecendo atividades que propiciam a difusão da literatura infantil, contribuindo para a formação de um público leitor.

Com o slogan “Livros, sorrisos e gargalhadas: histórias de circo sendo contadas”, a feira oferecerá nos cinco primeiros dias, ações centralizadas em 22 educandários infantis municipais, com contações de histórias do ilustrador, escritor, músico e ator Ivan Zigg, que será o patrono da Feira. De acordo com a agente de Cultura e Lazer do Sesc de Bento Gonçalves, Cristina Rasera, as instituições de ensino receberão kits com dois livros do artista – “Quando os Tam-tans fazem tum-tum” e “O Circo” – que serão trabalhados com os alunos. “Eles foram utilizados pelas escolas para desenvolver o projeto com as crianças, que estão preparadas para receber o autor. Também, foi oferecida uma oficina de mediação de leitura, na qual as professoras destes espaços educacionais foram instrumentalizadas para o trabalho com os livros”, informa.

Cristina ressalta que é através de experiências com as histórias que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento. “Neste sentido, quanto mais cedo ela tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a possibilidade de tornar-se um adulto leitor”, declara.

Para além das escolas, o evento cultural realizado pelo Sesc em parceria com a Prefeitura Municipal, a Fundação Casa das Artes e a Biblioteca Pública Castro Alves, será aberto a toda comunidade no domingo, dia 21 de maio, das 13h às 17h, na Via Del Vino (rua Mal. Deodoro – bairro Centro). Com entrada gratuita, o local terá animadores recepcionando o público, sessão de contação de histórias com Ivan Zigg às 15h e, às 16h, apresentação do Grupo Tholl, com o espetáculo “Bate pra sua Patota que Hoje tem Circo”.

Além disso, o espaço contará com comercialização de livros com as livrarias APP e Dom Quixote e estande da Biblioteca Pública Castro Alves. Em caso de mau tempo, as atividades serão transferidas para a Rua Coberta.

Na oficina de Mediação Literária que ocorreu no dia 4 de maio, tendo a participação de professoras de todas as Escolas Municipais Infantis da Rede Municipal envolvidas com a Feira Do Livro Infantil do SESC, os educadores focaram em dois livros do escritor Ivan Zigg. “A partir da leitura destas histórias, foram sugeridas atividades a serem realizadas junto aos alunos, destacando nuances do texto e das imagens. Além de aspectos sobre as emoções que os contos proporcionam às crianças”, destaca a bibliotecária e co-proprietária da Dom Quixote Livraria, Eunice Pigozzo, mediadora literária da feira.

De acordo com ela, as crianças são os leitores mais fiéis. “Se interessam muito por livros, histórias orais e cantadas. São imaginativas, abertas ao novo e são participativas. Arrisco dizer que são nossos ‘melhores leitores’. O papel dos pais e professores é fundamental nesse processo, de estímulo à leitura e ao contato com os livros.”, diz.

Conforme Eunice, a biblioteca infantil é muito importante na formação de leitores. “Todos os espaços com livros são importantes, mas ela tem papel fundamental, por apresentar inúmeras possibilidades de acesso a obras diversificadas, dos mais variados interesses e apresentando autores e livros com qualidade de texto e ilustração”, revela.

Além disso, a bibliotecária acrescenta que a Feira do Livro Infantil SESC tem um papel essencial na trajetória de leitura das crianças de Bento Gonçalves. “Oportuniza o contato direto com autores e ótimas obras literárias, além de proporcionar a oportunidade de as famílias poderem usufruir dessa aproximação com peças teatrais. Tenho certeza que será uma bela culminância deste evento e que criará muitas memórias afetivas a todos que comparecerem”, conclui.

O patrono

Escolhido para representar essa edição, o multiartista Ivan Zigg possui um trabalho caracterizado pelo humor e traços inconfundíveis. Residente do Rio de Janeiro, vive viajando por aí em apresentações onde mistura música, desenhos e histórias. Assina mais de cem obras e recebeu o prêmio Jabuti de melhor ilustração para livro infanto-juvenil em 2004.

Para Zigg, ter sido escolhido para a função é uma felicidade, pois há anos vem realizar ações na Serra Gaúcha. “Sempre passo temporadas boas em Bento Gonçalves, é com muita alegria que retorno à Feira do Livro Infantil Sesc e mais ainda, agora mais orgulhoso por ter sido nomeado como patrono”, afirma.

Em seus encontros com os alunos dos educandários, Zigg proporcionará a prática da leitura através de um ponto de vista artístico, que durará em torno de 30 minutos. No domingo, 21, levará ao palco um momento de criação. “Nestas palestras eu faço pinturas, poesia, música, expressão corporal e as crianças dançam. Utilizo muito o elemento circo e entro como personagem, que é uma espécie de comunicação por pantomina”, revela.

Sobre a obra literária de sua autoria “Quando os Tam-tans fazem tum-tum”, que ele utilizará nas visitas, ele faz algumas observações. “Com ele, tenho uma relação interessante ao contar a história, pois é um livro mudo e tem um palhacinho como protagonista. Mas também tem outros contos, como ‘Todos os meus sonhos’, que é bastante lírica e as crianças se identificam. De alguma maneira as pessoas têm que se expor a mergulhar na história e é isso que faz elas se emocionarem”, salienta.

Programação

15 a 19 de maio – agenda de contações de histórias com o patrono, Ivan Zigg, nas escolas infantis municipais
21 de maio – 13h às 17h – comercialização de livros infantis
21 de maio – 13h às 15h – recepção da comunidade com animadores
21 de maio – 15h – contação de histórias com o patrono, Ivan Zigg
21 de maio – 16h – apresentação do Grupo Tholl, com o espetáculo “Bate pra sua Patota que Hoje tem Circo”
Local: Via Del Vino (Rua Mal. Deodoro – bairro Centro)
Informações: Pelo telefone (54) 3452-6704 ou através do WhatsApp (54) 3452-6704