Em 1901 foi lançada a primeira pedra fundamental do edifício municipal, inaugurado no dia 20 de setembro de 1902.

Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 1905, uma parte do povo se levantou contra a administração municipal devido a criação de um imposto de 48 mil réis (moeda da época) sobre os filhos casados que viviam com seus pais.

Em 19 de fevereiro de 1906, o município de bento Gonçalves teve a primeira vez a visita de sua excelência, o Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros, Presidente da Província do estado do Rio Grande do Sul.

Em 1910 é fundado o Jornal “Bento Gonçalves”, sendo colaboradores o Dr. Antônio Casagrande, Antônio Soares, Amaury de Gusmão, Promotor público Dr. Gino Battacchio, Padre Acierno e Júlio Lorenzoni, proprietário da tipografia. É fundada uma escola Prática Superior sob a direção do Dr. Antônio Casagrande. Inaugurado o telefone municipal. Neste mesmo ano, iniciou dois importantes estabelecimentos vinícolas: a Dreher e a Pasquali.

Em 1911 foram fundadas as cooperativas agrícolas iniciadas pelo Dr. Stefano Paternó. O Dr. Sílvio Pettineli é nomeado para representar o Brasil na exposição de Roma, em Turim. Foi inaugurada a linha telefônica para Monte Belo.

Em 1912, chega a Bento Gonçalves o benemérito médico Dr. Bartholomeu Tacchini. Neste mesmo ano foi inaugurada a filial do Banco Pelotense, sendo nomeado gerente o Dr. Gino Battocchio.

Em 5 de outubro de 1914 foi um marco histórico. Uma grande reunião na Intendência Municipal, foi elaborado o memorial, que foi apresentado ao governo do Estado, pedindo a estrada de ferro.
No ano de 1915 foi criado o Colégio Elementar (hoje Escola Estadual Bento Gonçalves da Silva) sendo seu primeiro diretor o professor Otto Müller.

Em 17 de julho de 1919 foi inaugurada a agência do Banco Nacional do Comércio, sendo nseu primeiro gerente Alberto Bott. Em 10 de agosto: correu o primeiro trem entre Bento Gonçalves, ligando à Capital Porto Alegre. Em 29 de agosto, fundação do Clube Esportivo. Em 22 de novembro, chuvas torrenciais, enchentes e desmoronamentos causaram danos enormes.

Em 1922, em 15 de fevereiro, foi lavrado o contrato com a Aliança do Sul para a instalação da luz elétrica. Foram feitas grandes reformas na Igreja Matriz Santo Antônio.

Em 1924, em 19 de novembro: Missa Campal no lote onde mais tarde deveria surgir o Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini.

No ano de 1925 foram comemorados 50 anos da imigração italiana no Rio Grade do Sul. Foi publicada pela livraria do Globo, de Porto Alegre, a obra “A colonização Italiana no Rio Grande do Sul, 50 anos”, em dois volumes, descrevendo relatos sobre a História e a economia do município de Bento Gonçalves.
Bento Gonçalves contava com alguns hotéis e os meios de transportes eram as charretes e os cavalos.

OBS: No ano de 2000. Por ocasião das comemorações dos 125 anos da Imigração Italiana no RS – A Salton Vinhos Casa fundada em 1910 – patrocinouem fac-simile a edição fiel, dos dois volumes, tornando acessível esta obra que constitui a mais importante de todas as publicações que se referem à presença italiana no Rio Grande do Sul.