Trinta e quatro municípios da Serra Gaúcha terão no Hospital São Carlos, de Farroupilha, a referência para a realização de procedimentos nas áreas de traumato-ortopedia, considerados de alta complexidade. A portaria estadual que autoriza o custeio foi assinada pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, na quarta-feira, 30. A partir de agora, a instituição passa a ser referência em alta complexidade em traumatologia e ortopedia para 34 municípios da região, que juntos somam uma população estimada de 500 mil pessoas. Os atendimentos de urgência e emergência nas áreas começam nesta quinta-feira, 31.

De acordo com a pasta, o valor do contrato para o atendimento de traumatologia e ortopedia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é de aproximadamente R$ 420 mil por mês – um terço proveniente da União, um terço do Estado e um terço do conjunto de municípios beneficiados. Em relação ao repasse do Governo Federal, os recursos foram realocados do município de Caxias do Sul para Farroupilha, que passa a ser novamente referência para o tratamento de traumato-ortopedia de alta complexidade.

Conforme a portaria assinada, o Hospital São Carlos vai disponibilizar oito leitos para essas duas especialidades, que terá capacidade de ofertar mais de 15 mil consultas e mais de mil cirurgias por ano. As cidades que passam a ter o São Carlos como referência para traumato-ortopedia são Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata, Alto Feliz, Antônio Prado, Bom Princípio, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Marcos, São Vendelino e Vale Real.

Fonte: Ascom SES RS