Empatadas com 20 pontos, equipes também se enfrentaram no Grupo D do Supre 16, o Campeonato Brasileiro


A primeira fase – a de grupos — do Campeonato Gaúcho de Rugby XV (CGR XV) é definida rodada a rodada, porém neste fim de semana, terá definição no topo. Na tarde de hoje, 5 de maio, Farrapos Rugby Clube e Charrua Rugby Clube enfrentam-se para definição do líder em uma das últimas rodadas; o vencedor garantirá a manutenção do 100% de aproveitamento no torneio.

Esta será a segunda partida do alviverde de Bento Gonçalves em sua casa. Na rodada passada, o time venceu o San Diego no Estádio da Montanha, mantendo a longa sequência de invencibilidade quando atua em seu domínios.

O desafio deste fim de semana, entretanto, tende a ser mais complicado, já que envolve os dois líderes da competição. Charrua e Farrapos possuem 20 pontos conquistados em quatro partidas: todas foram vencidas pelos times.

A diferença na tabela de classificação, enquanto não há o confronto direto, fica apenas no âmbito de pontuação feita durante as partidas. O time de Bento Gonçalves liderança com folga a competição devido aos pontos somados: são 271 contra 211 os saldos de pontos de Farrapos e de Charrua, respectivamente. Devido a pontuação, é praticamente impossível que as duas primeiras posições sejam perdidas pelas equipes.
Farrapos e Charrua jogam às 15h no Estádio da Montanha. Antes, haverá as partidas dos times intermediária e juvenil. A entrada para o público é gratuita.

Reta final

O campeonato aproxima-se de seu desfecho. Após o confronto entre Farrapos e Charrua, restará apenas uma partida da primeira fase. Depois, serão disputados apenas mais três jogos.

Primeiramente, as semifinais colocarão o líder contra o quarto colocado; e o segundo e terceiro lugares frente a frente por vaga na decisão. Ainda sem mando definido, mas este sendo pertencente à Federação Gaúcha de Rugby (FGR), a final do Campeonato Gaúcho deverá ser realizado em 16 de junho. Uma nova conquista para o Farrapos significaria mais um na sequência de conquistas do estadual: foram nove taças justamente nas últimas nove edições do certame.

Duelo também no Super 16

Ao longo desta semana foram divulgados alguns detalhes do Campeonato Brasileiro de Rugby XV, que este ano terá 16 equipes participantes. Em relação às últimas edições, são oito equipes a mais.

Atual vice-campeão do torneio nacional, o Farrapos ficou no Grupo D junto ao adversário desta tarde, o Charrua (Porto Alegre), o San Diego (Porto Alegre) e o Desterro (Florianópolis/SC). As outras 12 equipes estão dispostas em três grupos.

A abertura do Super 16 de 2018 está marcada para 30 de junho, 15 dias após o fim do campeonato estadual. Os jogos, entretanto, ainda não foram definidos.


Foto: Lucas Delgado