O Farrapos deu fim a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Rugby – Super 12 com um placar de 54 a 5 diante do Joaca, em confronto realizado no sábado, 29 de julho, em Florianópolis. O resultado deu a liderança momentânea para a equipe bento-gonçalvense, que agora torce por uma vitória do Charrua sobre o Desterro no próximo fim de semana.

Na última partida, Farrapos foi superior e soube aproveitar as oportunidades no ataque para construir o resultado positivo. Ampliando com quatro tries, deixando o placar em 19 a 5. No segundo tempo, a equipe alviverde se sobressaiu na partida e, com autoridade, aumentou a vantagem. O Farrapos ampliou o marcador com três tries, conquistando a vitória pelo placar de 54 a 5, o maior resultado obtido pelo time alviverde no Super 12 deste ano.

Os catarinenses do Desterro precisarão da vitória no sábado, 5 de agosto, para retomarem a ponta do grupo, que valerá um mando de jogo a mais na próxima fase, o hexagonal. No Super 12, os dois primeiros colocados de cada grupo farão um hexagonal valendo vaga na grande final da competição. O alviverde se encontra com 21 pontos com quatro vitórias e duas derrotas em seis jogos, já a equipe catarinense está na segunda colocação com 17 pontos em cinco jogos com três vitorias e duas derrotas.
Como terminou a primeira fase na liderança do seu grupo, o Farrapos terá o direito de três mandos de campo na segunda fase.