Após folga na primeira rodada, a equipe de Bento Gonçalves viaja à Caxias do Sul para o primeiro compromisso do ano


A temporada de 2018 inicia oficialmente para o Farrapos Rugby Clube neste fim de semana em Caxias do Sul. Com um jogo a menos que o adversário devido ao arranjo feito pela Federação Gaúcha de Rugby (FGR), o alviverde visita o Serra Gaúcha Rugby e dará o primeiro passo rumo a mais uma conquista e a consolidação da soberania no esporte do Rio Grande do Sul.

Enquanto o Farrapos faz a estreia no torneio em que é campeão há oito edições – em sequência, destaca-se -, o Serra Gaúcha foi uma das equipes que venceu na rodada inaugural do estadual e estreia na competição no que se diz respeito à nova nomenclatura. No ano passado, a equipe atuou com o nome provisório de S.C. Rugby, após a união do Caxias Rugby e do Serra Rugby.
Para o técnico do Farrapos, Javier Cardozo, a nova forma de organização da equipe caxiense pode refletir em um jogo sólido que pode complicar o alviverde. “Eles serão um desafio para nós por conta dessa estrutura nova que está se levantando. Acreditamos que eles tem muita vontade de jogar e fazer um bom ano, o que vai criar um duelo duro”, prevê.

Mudanças para a temporada

Após um 2017 quase perfeito, quando foi campeão gaúcho e vice-campeão brasileiro, de acordo com a sua comissão técnica, o Farrapos Rugby mudou o seu sistema de jogo e conta com novos nomes no elenco. Além de jogadores das categorias de base que atuarão no time adulto, o pilar da Seleção Brasileira Jardel Vettorato e o argentino Erick Iglesias, que atuou na temporada no Band Saracens, de São Paulo.

O Farrapos busca o novo título seguido do principal torneio estadual da modalidade. (Foto: Lucas Delgado)

Com as novas peças e a mudança de estilo de atuação, Javier Cardozo acredita que aos poucos a equipe vai crescer e assimilar as transformações. “São alterações que são difíceis de aplicar já no primeiro jogo do campeonato. Ainda que tenhamos nos preparado muito bem, com a pressão, vai ser um desafio consolidar a execução na estreia”. O argentino que comanda o Farrapos há algumas temporadas também cita o fator mental como aliado: “A equipe está bem, com muita vontade de jogar e começar o ano mostrando do que somos capazes. Acredito que temos boas possibilidades de dar um passo a frente no jogo”, salienta o comandante.

O Campeonato Gaúcho foi iniciado no fim de semana passado e deve ter três meses de duração. Se não houver alteração no planejamento da FGR, a final acontecerá em 16 de junho – com mando de campo da entidade principal da modalidade no estado. No fim deste mesmo mês, o Farrapos deverá fazer a sua primeira partida no Campeonato Brasileiro de 2018. De acordo com o calendário provisório, a abertura do Super 16 deve acontecer em 30 de junho.

A partida que abre a temporada do Farrapos Rugby Clube no Campeonato Gaúcho de 2018 acontece hoje, 24, às 15h, no Estádio da Comunidade Santo Anselmo, em Ana Rech, interior de Caxias do Sul. A primeira partida em casa da equipe de Bento Gonçalves só deverá acontecer em 21 de abril, na quarta rodada, contra o San Diego.


Fotos: Lucas Delgado.