O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves, o Sindiserp-BG, está com nova gestão. Neilene Lunelli assume a entidade até 2021 com expectativa de defesa dos direitos dos trabalhadores e servidores do município e maior cobrança das ações do Poder Público.

De acordo com a nova presidente, os primeiros passos neste ano são feitos com o intuito de avaliar a situação do sindicato. “Devido à falta de uma transição adequada de gestão, ainda analisamos a estrutura herdada. O certo é que, inicialmente, faremos um planejamento estratégico de curto e médio prazo para desenvolver as ações”, afirma.

Ainda que as estratégias estejam em fase de construção, o Sindiserp-BG tem definida como meta principal a intensa proteção dos servidores públicos municipais. “Queremos retomar a missão da entidade, que é proteger os servidores e trabalhadores, de modo geral”. Neilene adiciona que “o nosso sindicato tem como lema ‘nem um direito a menos’.

Avançar em novas conquistas para a classe será nossa meta primordial durante o mandato”.

Para a presidente do sindicato, a luta ganha grande dimensão após o difícil ano de 2017 para os trabalhadores do serviço público. “A conta dos problemas sobrou para os servidores municipais. Por exemplo, os professores foram penalizados ao perder o abono pecuniário sobre os 45 dias de férias”, relembra.

Em níveis nacionais, a entidade espera que haja uma nova postura dos políticos que se candidatarão aos principais postos administrativos do país. “O grande desafio para os próximos gestores do Brasil, a fim de que retome a capacidade econômica e social, está na gestão das políticas públicas, sendo estas voltadas à maioria da população.

Povo este que está à margem, passado por necessidades na área da saúde, educação e segurança”, sugere Neilene. Ela ainda cita a necessidade de mudanças, como a reforma tributária, para que sejam atenuadas as diferenças sociais do país.

Já para Bento Gonçalves, a entidade planeja uma rígida análise das ações e medidas tomadas pela prefeitura municipal. “Para este ano, esperamos outra postura do Chefe do Executivo. Precisamos que ele olhe para os servidores e professores como agentes essências na prestação dos serviços públicos, e não apenas como gasto no orçamento municipal”, indica.

De acordo com a presidente da Sindiserp-BG, a entidade cobrará diariamente a valorização dos servidores públicos municipais. ”Vamos honrar a confiança depositada na nossa Diretoria e lutar por melhores condições econômicas, sociais e educacionais para nossos servidores e servidoras. Como principal prioridade, buscaremos reajuste dos salários defasados e aumento no vale-alimentação”, finaliza Neilene Lunelli.