Servidores aposentados e pensionistas do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves (Faps-Bento) têm até o dia 29 de dezembro de 2021 para realizarem a “Prova de Vida”, procedimento administrativo, de caráter obrigatório, feito anualmente com o objetivo de evitar pagamentos indevidos dos benefícios relativos aos dependentes do regime de previdência próprio. Além de prevenir fraudes, a “Prova de Vida” possibilita a atualização dos dados cadastrais dos beneficiários. O processo teve início nesta segunda-feira, 5 de julho, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município.

Em decorrência da covid-19, o município optou em ampliar a data para a realização do procedimento, que deve ser feito mediante agendamento prévio pelo fone 3055-7177. Após a data final, quem não realizar a atualização terá seu benefício suspenso até realização da chamada prova de vida. O procedimento ocorre na Secretaria Municipal de Administração, no horário de expediente.

Conforme o decreto, a atualização cadastral deverá ser efetuada pessoalmente pelo aposentado ou pensionista, mediante assinatura do comprovante de prova de vida. É necessário preencher o formulários de recadastramento, além da assinatura do termo de responsabilidade, bem como apresentar documentos originais de identidade, carteira profissional (Crea, Coren, OAB, entre outros), CPF, além do comprovante atualizado de endereço.

Caso não haja possibilidade do comparecimento presencial do aposentado ou pensionista, há a possibilidade realizar o procedimento, mediante procuração pública ou particular ou pelo envio da documentação via e-mail provadevida@bentogonçalves.rs.gov.br, contendo no campo assunto, o nome do inativo ou pensionista.