Na residência atingida pelo sinistro moravam um casal de idosos, a filha e o neto, além de 10 animais de estimação

Na tarde desta segunda-feira, 23 de maio, uma residência que pertence a um casal de idosos, tendo o homem 95 anos, e a mulher 82, foi tomada por chamas em um incêndio que chamou a atenção de moradores do entorno. A casa localizada na rua Fortunato João Rizzardo, no bairro Borgo, em Bento Gonçalves, também era o lar da filha do casal, de 60 anos, e do neto, de 24, além de 10 animais de estimação. Com a perda de praticamente tudo no sinistro, a família recomeça com a ajuda da comunidade.

Rápida destruição

O fogo começou a se alastrar por volta das 15h, momento em que alguns populares que trafegavam pelo local avistaram a residência em chamas e decidiram ajudar. O casal de idosos residia a cerca de um ano e meio no local, de aluguel, e estavam dentro do imóvel quando as primeiras labaredas iniciaram. Nesse momento, alguns indivíduos conseguiram entrar na casa, em meio ao fogo, e ajudaram o casal a sair sem ferimentos.

Além dos idosos, os populares ajudaram a tirar três animais de dentro da casa, entretanto, sete deles morreram. A filha do casal de idosos, por muito tempo, era cuidadora de animais de rua, por conta disso, havia um grande número de pets no domicílio. O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves foi chamado e chegou à residência com dois caminhões para realizar o combate ao sinistro. A Brigada Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também se deslocaram até a rua.

O combate ao incêndio iniciou com jatos de mangueira para controlar as chamas que destruíam a fachada do imóvel. Populares ajudaram os bombeiros, que iniciaram duas vias para combater o foco, pela frente e por baixo, pois se trata de uma casa no segundo andar de onde funciona uma lavagem. Com o controle da situação, alguns agentes entraram no domicílio e foram apagando o resto do fogo. Até às 15h50min a situação estava controlada.

Os Bombeiros, em contato com a reportagem do Semanário, mencionaram que não há um levantamento de informações sobre a causa do sinistro, que poderá ser avaliada futuramente. Os móveis e demais itens que haviam dentro do imóvel foram completamente destruídos e consumidos pelo incêndio. A família está tendo de recomeçar.

Esperança para o amanhã

O incidente destrutivo fez com que a comunidade próxima à família começasse uma mobilização para ajuda-los. Uma mobiliária da cidade está trabalhando para que ainda nesta terça, 24, eles consigam um outro imóvel para alugar. Fernanda De Toni, amiga da filha do casal de idosos, está responsável por apurar tudo que eles necessitam e o que já foi doado desde segunda à noite. De acordo com ela, muitos já ligaram ou mandaram mensagem querendo ajudar.

Fernanda explicou que boa parte da mobília já teve encaminhamento para que a família recebesse o quanto antes. Mesa, cadeiras, sofá, fogão, colchão, cama, entre outros, já foram confirmados para doação. Entretanto, ela esclarece que eles ainda necessitam muito de lençóis, cobertores, roupas em geral e utensílios de cozinha, como panelas, pratos, copos e afins.

Além da ajuda para a reconstrução de um lar, dois dos animais de estimação que foram salvos estão internados em clínicas veterinárias. Qualquer ajuda de custo, ou itens para os cachorros também seria bem-vindo em doações futuras. Quem quiser ajudar, basta telefonar ou enviar mensagem para o número de telefone (54) 99117-5613 e falar com a Fernanda. Ela está a par dos itens que já foram arrecadados e do que ainda será de grande auxílio.