Foi aos cinco meses de vida que o Bernardo Romeo Farias, começou a lutar para sobreviver. Diagnosticado com meningite e meningoencefalite, a doença comprometeu as funções motoras de todo lado esquerdo do corpo. Na época, sem apresentar graves sintomas, a doença foi contraída porque o pequeno estava com a imunidade baixa, devido ao vírus do herpes.

Inicialmente diagnosticado com dor de ouvido, a mãe, Carine Machado Romeo, 29 anos, conta que foi demorado para descobrirem o que de fato era. Bernardo ficou 15 dias internado no Tacchini, onde também sofreu hipotermia e taquicardia. Quando recebeu alta, a família foi informada que Bernardo corria o risco de não falar, não ouvir, não enxergar, não caminhar e ter certa deficiência mental.

Hoje, com cinco anos, Bernardo superou as expectativas e dentre as sequelas que podia ter, ficou o comprometimento dos movimentos do lado esquerdo do corpo. “Ele é classificado com hemiparesia espástica, ele mexe a mão e o pé, mas não tem tanta mobilidade, força. Ele usa o andador para caminhar na escola, em casa prefere andar se segurando nos móveis ou se arrastando”, conta Carine.

Bernardo junto com a mãe, Carine

Uma nova luta

Agora, a batalha da mãe, que trabalha como manicure e do pai, Luciano Farias da Silva, que é pintor, é para arrecadar R$ 8 mil para a aplicação do botox na perna do filho, um procedimento que não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que precisa ser refeito a cada seis meses. “É para que ele não precise fazer cirurgia agora. Para relaxar o tendão. Como todo lado esquerdo dele é rígido, ele anda muito torno e o pé vira”, explica Carine.

Para ajudar na arrecadação do dinheiro, a família está organizando um almoço, que vai acontecer na Associação dos Moradores do Bairro Verona, dia 25 de agosto. Quem quiser comprar ingresso para o almoço, ou ajudar na doação de algum alimento, pode entrar em contato diretamente com a Carine, pelo telefone: (54) 99138-6980.

A família também aceita doações em dinheiro, para o tratamento do Bernardo.