Amiga, companheira, de bem com a vida, ligada a família, e muito perseverante. Assim se descreve Fabiana Braciak Prestes. “Minha persistência é meu maior defeito e minha maior qualidade. Sempre busco meus objetivos”, afirma a gestora.

Natural de André da Rocha, Fabiana conta que escolheu o local para ser seu lar. “Cidade pequena, aonde não se precisa muito para viver. Boa parte da minha infância estive cercada pelos meus avós, primos e tios. Uma legítima família do interior, que me traz boas lembranças”, recorda.
Desde cedo batalhou por seus ideais, logo começou a trabalhar para poder suprir aquilo que seus pais não conseguiam, e sempre teve o apoio e o auxílio da família para seguir seus estudos, assim conquistou sua independência.

Fabiana é graduada em Gestão Pública pela Universidade de Caxias do Sul, e atualmente cursa MBA em Gestão Pública com ênfase em Gestão de Cidades, pela Uninter. Ela é Chefe de Gabinete na Prefeitura de Monte Belo do Sul e revela o quanto é satisfeita com o seu trabalho. “Costumo dizer que não trabalho, faço o que amo. Não me vejo fazendo outra coisa, primeiro por poder ajudar as pessoas, ainda mais na minha atual função, tudo acaba passando pelo Gabinete do Prefeito, do pedido mais simples ao mais complexo, ver os projetos tomando forma, se concretizando para o bem estar da população, não tem preço, é uma satisfação muito grande”, revela.

Dentre suas conquistas ela cita o quanto é gratificante ocupar um cargo no qual as mulheres ainda são minorias. “Ainda somos vistas como o sexo frágil, e como brinco, a Chefia de Gabinete é o para-choque do Prefeito, mas tem sido muito bom, as pessoas confiam em mim, no meu trabalho, tenho o respaldo necessário para desenvolver minhas atividades, trabalhar com o Lirio Turri é aprendizado constante”, explica.

“A mãe, a esposa, a filha, irmã, neta e a chefe de gabinete andam lado a lado”, menciona Fabiana ao descrever como acomoda sua atividade profissional, que é muito intensa, aos cuidados com a família. “Tento sempre conciliar tudo, nunca deixei de lado minha família, sempre estão comigo, mesmo agora que estamos morando em cidades diferentes, afinal, voltei a namorar depois de 20 anos de casada”, diz ela.

Mãe de Vinícius, 19 anos, estudante de Biologia, e do Vitor, 16 anos, estudante do ensino médio, Fabiana expõe o seu orgulho quanto à maternidade. “Minha melhor experiência, fui mãe muito jovem e não me arrependo disso, hoje aproveitamos a vida juntos, saímos, viajamos, amo meus filhos, eles são o meu melhor lado”. E finaliza. “Loreno Esteriz é mais que um marido, é um companheiro para todas as horas, sempre me encoraja, minha âncora, temos uma relação muito forte, juntos construímos nosso amor”, emociona-se.