A partir desta quarta-feira, 9 de outubro, o Museu do Imigrante recebe a exposição “E isso é a Polônia”, atração cultural financiada pelo Senado Polonês em parceria com a entidade polonesa “Wspólota Polska”, organizada no Museu do Imigrante pela Braspol de Bento Gonçalves. A exposição itinerante tem o intuito de comemorar os vinte e seis anos da entidade na cidade, além de fazer parte das ações da programação do mês de aniversário do município 129 anos de Bento Gonçalves: Somos todos Bento.

“E isso é a Polônia” é composta por vinte e oito painéis que relatam um pouco da trajetória histórica da Polônia e, também, momentos do Papa João Paulo II. A abordagem está centrada em três eixos temáticos: Geografia, História e Arte destacando os marcos históricos e culturais daquele país.

A colonização polonesa chegou a Bento Gonçalves no período entre 1886 a 1890, no vale do Rio das Antas, na localidade de Santa Teresa, nas secções 3 a 8. Hoje em torno de 10% da população de Bento Gonçalves é descendente de poloneses.

A exposição foi financiada pelo Senado da República da Polônia e organizada pela Stowarzysenie Wspolnota Polska, instituição destinada a promoção ao resgate e à valorização da história e da cultura polonesa. Sua divulgação no Brasil está a cargo da BRASPOL – Representação Central da Cultura Brasileiro-Polonesa no Brasil.

Mais informações pelo telefone (54) 3451-1773 ou através do e-mail [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação