Quem realiza a seleção é a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA)

Até sexta-feira, 1º de abril, estão abertas as inscrições para o 15° Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que vai ocorrer de 4 a 8 de maio, na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília. No total, 40 artesãos serão selecionados, entre profissionais individuais e entidades representativas do Rio Grande do Sul. Quem realiza a seleção é a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA).

De acordo com o edital de seleção, serão seis vagas para artesãos individuais ou entidades representativas do artesanato (pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos) que irão presencialmente expor seus trabalhos no espaço do estado e 34 para artesãos individuais que irão enviar seus trabalhos por meio do PGA.

Depois de realizadas as inscrições, haverá um processo de seleção que deve analisar os produtos artesanais conforme porcentagem do trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, personalidade no estilo e critérios no desenho, estética, produto final e aspectos em destaque. A lista prévia dos selecionados será divulgada em 6 de abril e, a definitiva, após apresentação e julgamento de recursos, no dia 14.

Para se candidatar, é preciso morar no RS, ter carteira de artesão do PGA dentro do prazo de validade e com habilitação para as matérias primas e técnicas correspondentes aos produtos que deseja enviar ou expor e estar com cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), com a carteira nacional dentro do prazo de validade.

No caso de entidade representativa, a sede deve ser em território gaúcho, e a pessoa jurídica deve ser legalmente constituída. Além disso, também é necessário ter cadastro no SICAB e disponibilidade de enviar um representante para viajar e realizar a comercialização dos produtos da selecionada durante o evento.