A mostra “Bento em Família”, que traz à cidade com o nome do general Bento Gonçalves da Silva, peças, objetos e fotografias do acervo particular do combatente farrapo foi aberta na noite de terça-feira, 1º de outubro, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. O material, que está sobre os cuidados do tetraneto do general, Justino Ribeiro Moreira, foi colhido durante 40 anos de pesquisa.

De acordo com Moreira, o gosto pela história do tetravô surgiu aos 15 anos de idade, quando lia sobre os feitos e ouvia as histórias contadas por seus familiares. Aos poucos, o trabalho foi ganhando forma, colhendo peças e objetos, garimpando em municípios como Camaquã, Pelotas, Bagé e Jaguarão e formando um vasto material de valor sentimental e histórico. “É com imenso prazer que a família de Bento Gonçalves vem participar de uma exposição na cidade que leva o nome do seu mais expoente filho. Isto nos enche de alegria e orgulho!”, ressalta Moreira.

Moreira destacou a importância da mostra na cidade que leva o nome do seu tetravô. Ele acredita que a atividade busca mostrar às novas gerações a importância da preservação da história. “O que faço é tirar estes objetos da escuridão e trazer à luz da história, para que seja conhecida e transmitida. Aqui, se encontra o Bento Gonçalves conhecido pelos livros de História, o militar e o homem de família”, disse.

Durante a abertura da exposição, o tradicionalista homenageado dos Festejos Farroupilhas 2019 de Bento Gonçalves, Omair Trindade, fez questão de deixar sua mensagem e disse aos presentes que Bento Gonçlaves é uma cidade privilegiada ao receber a mostra com a história do general. “É muito importante voltar na trajetória da própria história. E dentro do contexto dos 129 do município Bento Gonçalves, pela primeira vez, o palácio ítalo-gaúcho que é o Salão Nobre, recebe os pertences do maior centauro da Pampa Meridional”, pontua.

A mostra integra a programação do mês de aniversário do município 129 anos de Bento Gonçalves:  Somos todos Bento e segue até o dia 15 de outubro, das 9h Às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura, com entrada gratuita.

Fotos: Ascom Prefeitura