Hoje, 27 de agosto, inicia-se a 45ª Expointer. A feira acontece até 4 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Neste ano há 319 inscrições de agroindústrias, totalizando 166 municípios, como Bento Gonçalves e de outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

Em 2020, o evento foi fechado ao público por causa da pandemia e, em 2021, contou com número de visitantes limitado para cumprimento dos protocolos de saúde. Portanto, o aguardo desse edição gera muita positividade. “Esse ano, após a resolução de incidência da doença, a expectativa é a melhor possível. Esperamos que os pavilhões da agroindústria familiar voltem a ser como eram antes, com uma visitação intensa de consumidores e clientes, movimentando a economia desses produtores”, diz o tecnólogo em alimentos e extensionista rural da Emater/Ascar RS, Neiton Bittencourt Perufo.

Segundo o tecnólogo, as vendas tendem a voltar com toda a força. “Em 2019, tivemos uma comercialização de aproximadamente 4,5 milhões só dos pavilhões das agroindústrias familiares e, em 2021 tivemos em torno de 2,8 milhões. A expectativa é que este ano supere esses valores”, afirma.

De acordo com Perufo, esse evento é de uma grandiosa oportunidade de vendas, o que faz muita diferença na renda das agroindústrias. “É uma vitrine maravilhosa, onde circulam milhões de pessoas e elas podem provar os produtos típicos e característicos dos produtores familiares. Podem levar para suas casas e suas famílias”, fala.

A pós feira também é muito importante, por ser uma vitrine, consegue-se contatos para futuras vendas ou parcerias. “Há relatos de produtores que enviam produtos para fora do estado, até fora do país. Os clientes vêm na feira para conhecer o produto de perto, tem a oportunidade de conversar diretamente com quem produz a matéria prima. Esse contato é um grande diferencial para obter conhecimento maior, as pessoas participam com o interesse de saber, por exemplo, como é que faz o salame, de onde vem a matéria prima, com quem o produtor aprendeu”, realça.

Conforme Perufo, a Emater estará na Expointer 2022 auxiliando a todos. “Nosso trabalho vem do campo, na feira nós concretizamos o trabalho que vem do campo. Realizamos todo o processo de enquadramento e inclusão dos produtores dentro do programa de agroindústria familiar do estado, e isso permite que elas possam estar comercializando dentro da feira. Hoje, nós temos em torno de 1.640 agroindústrias totalmente legalizadas no Rio Grande do Sul, e boa parte vai participar da feira. Estaremos organizando as inscrições dos interessados, coordenando o dia a dia de trabalho durante o evento, dando auxilio às agroindústrias, seja na questão de logística ou na comercialização, organização e suporte técnico”, conta.

Além disso, estarão organizando algumas oficinas, concurso dos melhores produtos e exposições especifica, junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). “Desejo que seja mais uma feira que o produtor tenha sucesso na comercialização do seu produto e expanda o seu negócio. Eu e meu colega Tompson, teremos uma participação como jurados nos concursos. Ele em especifico será jurado na parte dos vinhos e eu serei da parte de embutidos, salame italiano e a linguiça defumada. Estaremos lá fazendo a avaliação destes produtos, juntamente a outros especialistas”, conclui.

Agroindústrias de Bento

Neste ano, seis agroindústrias da região estarão participando da feira, a Vinhos Porão do Vale, a Casa Zottis do Vale dos Vinhedos, a Picolla Cantina e a Speranza Vinhos de Faria Lemos. Além da Gallon Sucos localizada na Linha Alcântara e a produtora de nozes dos Caminhos de Pedra, Casa de Nozes Cantelli.

O agricultor e proprietário da Casa de Nozes Cantelli, Rene Cantelli, conta que é sua primeira vez na feira, e as expectativas são altas. “Vai ser como um divisor de águas para entender a aceitação do mercado”, comenta.

Cantelli iniciou com o pomar de noz pecan em 2016 e revela que somente agora está colhendo os primeiros frutos. “Decidi abrir a agroindústria para comercializar e agregar valor ao setor. É muito importante estar na Expointer para divulgar e vender meu produto, muito pela grandiosidade deste evento e pelo público visitante. Abre um leque de possibilidades para nós e outros empreendedores”, encerra.

O viticultor e proprietário da Casa Zottis, Juliano Zottis, estará na feira pela segunda vez e orgulha-se da premiação que teve. “Fomos contemplados como o melhor vinho fino seco e para este ano estamos com o mesmo objetivo de divulgar e conquistar novos clientes”, afirma.

Além das vendas, Zottis destaca a importância da feira por conta das trocas de experiência. “Aprendemos com os demais expositores e ensinamos o que sabemos, assim, formamos novas amizades e parcerias”, completa.

Para o enólogo e proprietário da Gallon Sucos LTDA, Edvaldo Moro Gallon, a edição de 2022 será a sétima que estará participando. Segundo ele, a amizade gerada durante o evento é um grande fator para continuar comparecendo. “Além dos outros expositores, firmamos um laço com os clientes, muitos deles que só conversamos por telefone e que aparecem na feira para nos prestigiar, temos condição de ter um diálogo mais direto e uma aproximação da agroindústria com as pessoas. Poder falar com eles sobre nosso trabalho e nossos produtos, isso estreita as relações e ajuda a conquistar clientes e mercado”, considera.

Com sete anos de empresa, Gallon procura sempre apresentar um diferencial e neste ano traz novamente à feira excelentes sucos de uva. “Temos pequenos volumes e lotes de suco de uva, porém com variados tipos, como suco o tinto, o branco, o orgânico e nosso carro chefe, o misto de uva com mirtilo. Buscamos oferecer às pessoas produtos saudáveis e que ajudam em seu dia a dia”, destaca.

Para os visitantes, terá inúmeras opções de entretenimento, como a exposição de mais de 150 raças, julgamentos, leilões, e desfile de todos os animais premiados, shows de música, apresentações de dança, exposições, palestras e muito mais. Também terá um espaço com as tribos indígenas Guarani e Kaingang, que estarão expondo seu artesanato.